Home - Economia - Nova cartilha do Incaper orienta sobre produção sustentável de café...

Nova cartilha do Incaper orienta sobre produção sustentável de café conilon no Espírito Santo

02 de setembro de 2025

Nova cartilha do Incaper orienta sobre produção sustentável de café conilonExemplares foram distribuídos na premiação do 6º Concurso de Qualidade de Café Conilon de Pinheiros – Foto: Pinheiros/AgroShow

Os cafeicultores capixabas contam agora com um novo material de apoio para fortalecer a produção sustentável do café conilon, principal atividade agrícola do Espírito Santo. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou, no último sábado (30), a cartilha “Cafeicultura Sustentável: Boas Práticas Agrícolas para o Café Conilon”.

O lançamento aconteceu durante a Pinheiros AgroShow, um dos maiores eventos agropecuários do Norte do Estado, região que concentra grande parte da produção de conilon. Na ocasião, exemplares impressos foram distribuídos a agricultores e técnicos na premiação do 6º Concurso de Qualidade do Café Conilon de Pinheiros. A versão digital já está disponível gratuitamente no site da Biblioteca do Incaper (acesse aqui).

O diretor-geral do Incaper, Alessandro Broedel, destaca que o material sintetiza resultados de pesquisas em linguagem acessível, de forma a orientar cafeicultores e técnicos em todas as fases do cultivo.

“Os pesquisadores e extensionistas que elaboraram esta cartilha realizaram um trabalho minucioso, reunindo e condensando informações de diversas publicações científicas em uma linguagem simples e objetiva, facilitando o entendimento sobre as principais fases da produção do conilon. Trata-se de mais uma contribuição valiosa do Incaper para o fortalecimento da produtividade, da sustentabilidade e da qualidade do café capixaba”, enfatizou.

Conteúdo da cartilha

Organizada em linguagem clara e ilustrada, a publicação apresenta 20 etapas essenciais de Boas Práticas Agrícolas (BPA), divididas em três momentos: campo, colheita e pós-colheita.

No campo, são abordados temas como preparo do solo, escolha de cultivares, produção de mudas, plantio, adubação e calagem, irrigação, fertirrigação, poda, manejo de pragas e doenças, conservação do solo e da água e controle de plantas daninhas.

Na colheita e pós-colheita, o guia orienta sobre diferentes métodos de colheita (manual, semimecanizada e mecanizada), além de práticas de processamento, secagem, beneficiamento, armazenamento e avaliação da qualidade do café.

A cartilha também traz informações sobre comercialização e apresenta um cronograma anual de atividades, que indica os meses ideais para cada prática, funcionando como um guia prático de consulta permanente. O instituto reforça que, além da consulta à cartilha, os cafeicultores devem buscar o acompanhamento técnico contínuo oferecido por seus profissionais e instituições parceiras em cada município.

Integração com políticas públicas

O conteúdo da cartilha está alinhado ao Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura do Espírito Santo, lançado em 2023 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O programa tem como objetivo agregar valor à produção capixaba, aumentar a produtividade, promover adequação ambiental e ampliar a oferta de cafés superiores.

A publicação é resultado do Projeto Transferência de Tecnologias para a Sustentabilidade da Cafeicultura no Estado do Espírito Santo, financiado pelo Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café).

LINK PARA BAIXAR A CARTILHA: https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/5136/1/DOC316-Cafeicultura-Sustentavel-Incaper2025.pdf



banner
banner