Nos 478 anos de São Mateus, Câmara Municipal entrega 97 títulos e comendas
20 de setembro de 2022Poder Legislativo realiza sessão solene nesta quarta-feira (21) para reconhecimento a
cidadãos e empresas que se destacam no desenvolvimento mateense
Presidente da Câmara Municipal, Paulo Fundão, ressalta a importância de homenagear aqueles que se destaca em prol do desenvolvimento de São Mateus – Foto: Secom/CMSM
Numa aguardada sessão solene nesta quarta-feira (21), a Câmara de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, fará a entrega oficial de títulos, comendas e medalhas a personalidades e empresas que se destacam e fomentam o desenvolvimento do município.
Aprovadas por meio de decretos legislativos (36/2022 a 132/2022), as homenagens foram indicadas pelos próprios vereadores, incluindo os que formam a Mesa Diretora, e contemplam 55 títulos de cidadania honorária (Cidadão Mateense), um título de Cidadão Benemérito, um título de Mateense Ausente nº 1, dois títulos de Visitante Ilustre, 32 comendas de mérito, cinco medalhas Amigos de São Mateus e uma medalha Vale do Cricaré.
Tradicional na história do Parlamento, a sessão solene que marcará a celebração dos 478 anos de colonização do solo mateense será realizada exatamente no Dia de São Mateus, 21 de setembro, com início marcado para 18h, no Cerimonial Porto dos Encantos.
HOMENAGEADOS
Os contemplados com a medalha Amigos de São Mateus são: Magdo Rogério de Oliveira Silva, José Luiz de Souza, Sandra de Oliveira, Roberto Lino de Amorim e Marinalva Broedel Machado de Almeida.
O Título de Cidadão Benemérito nº 1 será entregue a Nelson Ferreira, enquanto João Ismael Ortulane Nardoto receberá o Título de Mateense Ausente nº 1. A senadora Rose de Freitas e o deputado federal Josias da Vitória serão agraciados com o Título de Visitante Ilustre. A Medalha Vale do Cricaré será entregue à Transportadora JM.
Além desses homenageados, acontecerá mais uma vez a entrega de comendas que levam os nomes de 32 personalidades da história recente de São Mateus, reconhecendo expoentes de diferentes segmentos da sociedade mateense.
Os títulos de Cidadã e Cidadão Mateense contemplam comerciantes, profissionais liberais e de segurança pública, atletas, artistas, educadores, administradores, gestores públicos e industriários, entre outras categorias profissionais.
O presidente da Câmara Municipal, Paulo Fundão, ressalta a importância de homenagear quem se destaca em prol do desenvolvimento de São Mateus. Além do gesto de gratidão anual aos expoentes da sociedade, o vereador enfatiza que celebrar os 478 anos de São Mateus é também resgatar momentos da história do município, uma das mais ricas de todo o Brasil.
Paulo Fundão explica que a Câmara Municipal tem o que comemorar neste momento histórico de São Mateus, oferecendo estabilidade política que gera recursos para investimentos no bem-estar da população, inclusive em seguidos superávits milionários nas contas municipais.
O presidente da Câmara reforça que, numa gestão democrática e participativa, e em harmonia com os demais poderes, o Parlamento está prestes a retornar ao Centro de São Mateus, sempre primando por estar próxima ao povo mateense em suas demandas, sem perder o lastro histórico que diferencia o município de todos os demais.
“O nosso trabalho é em prol da sociedade”, disse, lembrando que há 40 anos participa das sessões solenes em comemoração ao aniversário de São Mateus. Ele recordou de sessões inesquecíveis no extinto clube Ouro Negro, em celebrações inclusive presididas pelo próprio pai, o então vereador Matheus Cunha Fundão, na década de 1980.
HOMENAGEADOS NA SESSÃO SOLENE 2022
Valedoitaúnas