Navio com velas rígidas vai zarpar com minério de ferro do Porto de Tubarão
22 de novembro de 2023As velas rígidas, designadas como BARTech WindWings, empregam a energia eólica com o objetivo de diminuir o consumo de combustível e as emissões de CO2
Foto: Divulgação/Vale
Uma novidade em transporte graneleiro atracou nesta quarta-feira (22) no Porto de Tubarão para realizar transporte de minério de ferro. O navio Berge Olympus, do tipo Newcastlemax, é adaptado e equipado com quatro velas rígidas. Ele saiu da China no dia 1º de outubro, em sua primeira viagem.
As velas rígidas, designadas como BARTech WindWings, empregam a energia eólica com o objetivo de diminuir o consumo de combustível e as emissões de CO2.
Cada vela instalada possui uma envergadura aerodinâmica de 37,5 metros de altura e 20 metros de largura. Assim, o navio conseguirá economizar cerca de 6 toneladas de combustível diariamente em uma rota média global, resultando em uma redução estimada de aproximadamente 19,5 toneladas de emissões de CO2 por dia.
Neutra em carbono
O projeto foi concebido pela Berge Bulk, a empresa de navegação contratada pela Vale para o transporte de minério, que está realizando substanciais investimentos na implementação de eficiência e inovações ambientais no setor de transporte marítimo.
A integração das WindWings é um componente da meta da Berge Bulk de alcançar neutralidade de carbono até 2025.
A nave ancorada no Porto de Tubarão partiu da China em 1º de outubro e retornará ao mesmo país. Para carregar o navio, leva-se em média 24 horas.
A descarbonização é também uma das metas da Organização Marítima Internacional (IMO). Por isso, no momento o programa Ecoshipping, realiza estudos abrangentes para receber em embarcações com diferentes configurações de velas.
“Estamos engajados para apoiar os armadores com suas ideias e projetos que visam atingir as metas da IMO de descarbonização da navegação. O Berge Olympus está atualmente performando um contrato de médio prazo para transporte de minério de ferro para a Vale e estamos muito felizes com a parceria desenvolvida com a Berge Bulk, que facilitou a realização do projeto”, reforçou Michelle Gonzalez, gerente-geral de Afretamento, Contratos de Longo Prazo e Operações da Vale.
Foto: Gabriel Lordêllo/Vale
(Fonte: Folha Vitória)