Home - Geral - Não pode vacilar! Qual é a hora certa de alinhar...

Não pode vacilar! Qual é a hora certa de alinhar e balancear o carro

22 de julho de 2024

Serviços essenciais para manter a segurança do veículo também são importantes do ponto de vista de desempenho e eficiência.

Não pode vacilar! Qual é a hora certa de alinhar e balancear o carroFoto: Shutterstock

Realizar as manutenções preventivas do carro é muito importante, e não estamos falando apenas de trocar o óleo do motor ou calibrar os pneus. Existem dois serviços essenciais que ainda causam certa confusão, mas não podem ser esquecidos: o alinhamento e o balanceamento.

Essas duas etapas ajudam a manter a segurança do veículo, bem como o desempenho e a eficiência no consumo de combustível. Além de não saber diferenciar um processo do outro, tem motorista que não consegue identificar o momento certo de realizá-los.
Para auxiliar nessa missão, vamos primeiro explicar o que é cada um.

O alinhamento consiste em ajustar os ângulos das rodas para mantê-las retas em relação ao solo e paralelas entre si. Ele auxilia no controle do carro em curvas, evita acidentes e assegura uma direção mais tranquila.

Já o balanceamento faz com que as rodas girem sem gerar vibrações, sendo indispensável para equilibrar o conjunto de pneus e rodas. Essa manutenção ajuda a distribuir o peso das rodas e pneus de maneira uniforme, o que impacta diretamente a performance dos componentes e aumenta o conforto na direção.

Qual é o momento ideal para alinhar e balancear o carro?

Existem alguns sinais simples que indicam que chegou a hora de cuidar melhor do seu veículo e buscar uma oficina para fazer essas manutenções. O primeiro indício de que ele precisa ser alinhado são “puxadas” no volante, além de vibrações que aumentam junto com a velocidade.

Quando o carro roda mais rápido (acima de 80 km/h) e essas trepidações também podem ser sentidas nos bancos, no painel de acessórios e no piso do veículo, ele precisa ser balanceado. Veja outros indicativos de que o automóvel precisa desses serviços:

  • Desgaste irregular dos pneus;
  • Dificuldade de direção (puxada para um lado e instabilidade);
  • Ruídos de atrito ou parecidos com raspagem;
  • Aumento injustificado no consumo de combustível.

A recomendação geral é realizar o alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km rodados, antes de uma viagem mais longa ou sempre que perceber um dos indícios acima. Para garantir um carro mais seguro e evitar problemas mais graves, a manutenção preventiva é sempre a solução.

(Fonte: News Motor)



banner
banner