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Não conseguiu sacar a 1ª parcela do auxílio emergencial? Veja o prazo e as orientações da Caixa

06 de maio de 2020

Para os cidadãos que não possuem contas em bancos, a Caixa disponibilizou o aplicativo Caixa Tem, para que cada um faça a movimentação necessária do valor diretamente por meio do celular

Não conseguiu sacar a 1ª parcela do auxílio emergencial? Veja o prazo e as orientações da CaixaFoto: Reprodução

Nesta semana, a Caixa Econômica Federal deve divulgar o calendário para o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial do governo federal. No entanto, muitos beneficiários que têm direito ao programa ainda não conseguiram realizar o saque da primeira parcela dos R$ 600.

Mesmo assim, de acordo com o superintendente regional da Caixa, Denis Mathias, não há motivo para correria e enfrentamento de longas filas. Quem ainda não teve o cadastro aprovado, não fez ou precisa fazer algum acerto, tem até o dia 3 de julho para tomar as devidas providências. Quem já teve o cadastro aprovado já tem o valor garantido e o mesmo permanecerá na conta até que o cidadão efetue o saque.

"As pessoas não precisam correr. Quem já tiver efetuado o depósito na conta que indicou ou na conta digital, esse valor estará disponível para quando ela precisar. Concluímos ontem a liberação do saque em dinheiro na primeira parcela. Quem ainda não fez, não precisa se preocupar. O valor creditado na conta já está ali. Não madruguem na fila, não precisa chegar cedo. Estamos atendendo a todos", disse.

Para os cidadãos que não possuem contas em bancos, a Caixa disponibilizou o aplicativo Caixa Tem, para que cada um faça a movimentação necessária do valor diretamente por meio do celular. No entanto, muitos usuários afirmam encontrar instabilidades no funcionamento do app.

Segundo o superintendente, o aplicativo passa por melhorias e atualizações diariamente. "O app contempla cerca de 20 milhões de contas digitais, mas tivemos mais de 80 milhões de downloads. Após a última atualização, só vai conseguir acessar quem tem direito. Isso para reduzir o número de pessoas tentando acessar o app, que é a forma mais conveniente para movimentar os recursos", disse.

Diante da grande procura em decorrência do auxílio emergencial, muitas pessoas que buscam outros serviços, como a solicitação do FGTS, por exemplo, se deparam com grandes filas nas agências. Para estas pessoas, a orientação é fazer, também, a solicitação do serviço por meio digital.

"Temos um aplicativo do FGTS para o trabalhador dar entrada no processo em comparecer à agência, qualquer que seja o motivo da solicitação. O trabalhador consegue indicar uma conta para receber os recursos. Já aqueles que precisam vir à agência, temos feito triagem nas filas e orientações dos clientes para ampliar o atendimento nos canais virtuais. As agências estão atendendo exclusivamente os serviços essenciais. As pessoas precisam buscar informações digitais, até como uma forma de se proteger", disse.

Processo de aprovação do auxílio emergencial

Cerca de 12,4 milhões de trabalhadores informais que pediram o auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras) e tiveram análise inconclusiva devem refazer o cadastro no aplicativo do programa ou no site auxilio.caixa.gov.br.

Esse problema pode ter ocorrido por causa de dados divergentes, como número do CPF, endereço e informações sobre dependentes.

Valedoitaúnas/Informações Folha Vitória



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