‘Não adianta deixar de ir à aula e ficar circulando. É para diminuir a circulação’, diz Casagrande
16 de março de 2020Governador informou, ainda, que algumas escolas vão continuar a fornecer alimentação para atender a população que precisa
Foto: Reprodução/TV Vitória
Em entrevista coletiva na noite desta segunda-feira (16), após reunião com o secretariado, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, informou algumas medidas tomadas para o enfrentamento ao coronavírus no Estado.
Ele reforçou a decisão divulgada mais cedo, de que até o dia 4 de abril, todas as aulas estão suspensas no sistema educacional do Espírito Santo, incluindo escolas públicas, particulares, faculdades e universidades. Cada instituição vai definir os detalhes da suspensão das aulas.
Ainda segundo o governador, a medida visa a evitar aglomerações. “É importante que as pessoas entendam isto, não pode deixar de ir à aula e ficar circulando. É para diminuir a circulação”, disse.
Algumas escolas vão continuar a fornecer alimentação, num determinado horário para atender a população que precisa da merenda das instituições. Segundo o governador, essa questão ainda vai ser decidida durante a semana.
Casagrande também informou que criou uma ‘Sala de Situação’ para conversar todos os dias com autoridades e representantes de segmentos, para tomar novas decisões. Ele adiantou que nesta terça (17) se reúne com representantes do transporte público, entidades filantrópicas, municípios e Fórum das Federações.
O governador disse ainda que está reservando recursos do superavit financeiro, que gira em torno de R$ 1 bilhão, que será destinado a ações emergenciais. Um corte de 15% da despesa de custeio também foi anunciado, pois segundo o governador, a atividade econômica sera impactada.
Ele também disse que não descarta uma viagem para a Brasília, na próxima semana, para conversar com o governo federal a respeito do enfrentamento da doença.
Crescimento de 100%
Dobrou o número de casos confirmados de coronavírus no Estado. Agora são oito registros comprovados, o dobro do divulgado no número anterior: quatro. A informação está no novo boletim do Covid-19 divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na noite desta segunda-feira (16).
São 219 casos notificados, 77 descartados e oito confirmados. No total, há 134 registros suspeitos ainda em investigação. Segundo Casagrande, entre os registros confirmados há ao menos uma pessoa que voltou de uma viagem a um cruzeiro marítimo.
Valedoitaunas/Informações Folha Vitória