Na Tribuna Livre, Jéssica, do Projeto Harpia FC, promove o futebol feminino, em São Mateus, ES
10 de dezembro de 2022Foto: Divulgação/Secom/CMSM
Com gratidão pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido na promoção do futebol feminino em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, a atleta e dirigente Jéssica Naponuceno de Assis usou a Tribuna Livre na sessão da última terça-feira (6) da Câmara Municipal. Presidente do Harpia FC, ela salientou que o projeto iniciado em 2021 atende hoje 47 meninas e mulheres na promoção do esporte mais popular do Planeta. Em proposição do vice-presidente Kacio Mendes, o Harpia FC foi homenageado com um Voto de Congratulação (Moção 092/2022), aprovado por unanimidade pelos vereadores.
Em discurso, Jéssica lembra que o futebol feminino vem ganhando espaço em nível municipal, estadual, nacional e internacional. Entretanto ela pondera que, mesmo assim, o Harpia FC enfrenta desafios referente a transporte e disponibilidade de materiais esportivos, mas busca evoluir como equipe e projeto.
De acordo com Jéssica, que preside a instituição, o Harpia FC é o primeiro time do norte capixaba a disputar um Brasileiro de Futebol Sete. “É uma honra muito grande, e isso traz reconhecimento e visibilidade para as nossas atletas e para a nossa comissão, que tem feito um trabalho ímpar”, disse.
Jéssica afirma que o projeto tem atendido crianças carentes de 7 a 12 anos, além de adolescentes, jovens e mulheres adultas, na faixa de 13 a 90 anos. “Nossas atletas são super talentosas e têm ganhado visibilidade no norte do Estado, recebendo até convites para representar equipes maiores”, completou, agradecendo à Câmara Municipal e ao prefeito Daniel Santana.
Foto: Divulgação/Secom/CMSM
Os vereadores Delermano Suim, Preta do Nascimento, Cristiano Balanga, Adeci de Sena e Ciety Cerqueira elogiaram o desempenho de Jéssica e do Harpia FC na propagação do futebol entre as mulheres, promovendo saúde e fortalecendo a independência e o protagonismo feminino.
Autor da homenagem, Kacio Mendes reforçou os benefícios do esporte para todas as faixas etárias. Ele manifestou esperança que o orçamento de 2023 possa contemplar ainda mais recursos para o fomento ao esporte. O vice-presidente da Câmara ainda fez questão de citar nominalmente as dirigentes do Harpia