Home - Política - Na Tribuna Livre, coordenadora diocesana mostra trabalho da Cáritas em...

Na Tribuna Livre, coordenadora diocesana mostra trabalho da Cáritas em São Mateus, ES

05 de julho de 2023

Na Tribuna Livre, coordenadora diocesana mostra trabalho da Cáritas em São Mateus, ESFoto: Divulgação/Secom/CMSM

Instituição internacional criada em 1956, a Cáritas está presente na Diocese de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, há 20 anos, por iniciativa do então bispo Dom Aldo Gerna. Para mostrar os trabalhos desenvolvidos em prol dos mateenses, a coordenadora da Cáritas Diocesana, Ana Paula de Carvalho Barbosa, usou a Tribuna Livre na primeira sessão ordinária deste mês de julho na Câmara Municipal, a convite da vereadora Ciety Cerqueira.

A Cáritas, que no País tem o status de organismo ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), possui personalidade jurídica e é regida pelos princípios da assistência social, da promoção social e da autogestão. Tem como missão central “testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”, explica Ana Paula.

De acordo com a coordenadora diocesana, em 2022 as equipes Cáritas das paróquias de São Mateus e de Santo Antônio distribuíram cerca de 23 toneladas de alimentos não-perecíveis. Na chamada Região dos Quilômetros, a equipe da Paróquia de São Lucas arrecadou e distribuiu 8 toneladas de alimentos. No período, foram arrecadados e distribuídos ainda 1.000 brinquedos, 1.200 litros de leite, centenas de peças de roupas, colchões, materiais de higiene, 3.000 marmitas (para pessoas em situação de rua e acompanhantes de pacientes hospitalares), além de aquisição de remédios e passagens para quem não tem condições.

Na Tribuna Livre, coordenadora diocesana mostra trabalho da Cáritas em São Mateus, ESFoto: Divulgação/Secom/CMSM

Ana Paula informa que, a cada 45 dias, acontece a distribuição de alimentos para 455 famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional. Esses alimentos são adquiridos da Associação de Agricultores dos Palmares (Assentamento Zumbi dos Palmares), via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal. O processo de pesagem e montagem dessas cestas é feito por voluntários da Cáritas, que são agentes pastorais ligados à Igreja Católica.

A coordenada da Cáritas Diocesana ainda listou os projetos Margarida Gerna (atende a crianças e adolescentes de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social), Semeando a Liberdade (de ressocialização de internos do sistema prisional) e Fortalecendo o Futuro (com capacitação e geração de trabalho e renda). Além disso, citou a participação e assessoria em grupos, conselhos e comitês diversos, sem contar o atendimento as 80 famílias assistidas mensalmente pela Cáritas Paroquial de São Mateus.

Na recepção, a vereadora Ciety Cerqueira destacou que era uma honrar receber a Ana Paula de Carvalho Barbosa na Câmara Municipal. Ciety detalhou as articulações para ajudar a Cáritas, elogiou os trabalhos desenvolvidos pela instituição e parabenizou também ao bispo Dom Paulo Bosi Dal’bó.



banner
banner