Na primeira sessão ordinária Câmara de São Mateus no ES, vereadores aprovam 14 indicações e uma moção
08 de fevereiro de 2024Na mesma sessão, bancada governista manteve veto do prefeito a projeto de lei que possibilitava isenção de IPTU aos idosos de São Mateus
Foto: Divulgação/Secom/CMSM
Com discursos em tons diversos, entre críticas de opositores e elogios dos aliados à gestão municipal, a Câmara de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, abriu oficialmente o último ano da atual legislatura. E na primeira sessão ordinária de 2024, realizada na noite de segunda-feira (5), os vereadores mateenses aprovaram, por unanimidade, 14 proposições do próprio Poder Legislativo.
Na mesma sessão, a bancada governista, formada pelos vereadores Kacio Mendes, Ciety Cerqueira, Cristiano Balanga, Preta do Nascimento, Adeci de Sena e Isael Aguilar, manteve por 6 votos a 5 um veto do prefeito Daniel Santana ao projeto de lei que concedia isenção de pagamento do IPTU à população idosa de São Mateus.
Os oposicionistas Paulo Fundão, Isamara da Farmácia, Gilton Gomes, Carlinho Simião e Lailson da Aroeira votaram a favor da isenção do IPTU para os idosos e pela derrubada do veto. De autoria do vereador Paulo Fundão, o PL havia sido aprovado por todos os vereadores.
PROPOSIÇÕES
Na sessão inaugural do ano, entre as indicações aprovadas, os vereadores propuseram ações que melhorem as condições de tráfego em vias urbanas e rurais de São Mateus, mutirão de limpeza (inclusive nas escolas da rede municipal), reforma de praças, melhorias em campo de futebol, drenagem e construção de centro de educação infantil.
De autoria da vereadora Preta do Nascimento, a Moção 0012024 foi concretizada com um Voto de Pesar aos familiares da senhora Rita de Cássia Silvares Barbosa, falecida em 7112023.
A primeira sessão ordinária de 2024 foi marcada também pela participação, na Tribuna Livre, das lideranças ruralistas José Lopes Cruz, em defesa do asfaltamento da ES-344, e Edivaldo Permanhane, convocando apoio para prevenir invasões de terra em São Mateus.