Na Câmara, Monteiro Neto revela parceria para revitalizar o Porto, em São Mateus, ES
16 de fevereiro de 2023Foto: Divulgação/Secom/PMSM
Inspetor federal do Conselho Regional de Engenharia, o engenheiro civil, José Carlos Monteiro Neto, relata que tem acompanhado de perto o esforço conjunto do Ministério Público, do Crea, do município de São Mateus e da Associação de Moradores do Bairro Porto para revitalização completa do Porto Histórico. Ao utilizar a Tribuna Livre na sessão ordinária de terça-feira (14), a convite do vereador presidente Paulo Fundão, Monteirinho, como é conhecido, destacou a importância de união de esforços, “sem lados partidários e ideológicos”, para desenvolver São Mateus.
Aos 35 anos de idade, o engenheiro relata que atua há mais de 10 anos na vida pública, como coordenador de Projetos e também como secretário de Planejamento, já tendo trabalhado em São Gabriel da Palha e Sooretama, além de São Mateus. Foi candidato a deputado estadual nas eleições de 2022, tendo recebido 2.832 votos.
Monteirinho lembra que o governador Renato Casagrande já anunciou mais de R$ 300 milhões em investimentos em obras para São Mateus, incluindo novo acesso via BR-101 para Guriri e macrodrenagem no balneário. Contudo entende que a macrodrenagem deve ser acompanhada de pavimentação, calçada cidadã e esgotamento sanitário. Segundo o engenheiro civil, São Mateus trata apenas 4% dos esgotos que produz, enquanto em Linhares esse índice estaria em 80%.
De acordo com o engenheiro civil, no projeto de revitalização da região do Porto de São Mateus, o Ministério Público propôs um convênio com o Crea, para a elaboração de projetos de engenharia sem ônus para os cofres públicos. “Este projeto visa futuramente buscar parcerias junto a empresas da região, para que custeiem a obra em troca de incentivos fiscais junto ao Governo do Estado”, disse Monteiro Neto.
Foto: Divulgação/Secom/PMSM
VEREADORES
Os vereadores Carlinho Simião e Paulo Fundão, comentaram a participação de José Carlos Monteiro Neto na tribuna da Câmara Municipal. Ambos inclusive elogiaram a família do engenheiro civil. Carlinho foi além e até convidou Monteirinho a filiar-se ao partido Podemos.
O vereador-presidente reforçou a importância de se encarar o problema de saneamento básico que atinge São Mateus. Citou inclusive que este tema tem sido motivo de alerta contínuo do governador Renato Casagrande aos parlamentares mateenses. Conforme observou que os mandatos da atual legislatura já estão indo para o final e o Parlamento ainda não recebeu, do Executivo, projetos para solução deste problema crônico do município.
Paulo Fundão reforça que é fundamental ter projetos para captação de recursos. “O município tem que ter projetos. Se tiver projeto, tem recursos”, completou.