Municípios do ES alertam população sobre circulação de variante mais perigosa da covid-19
24 de março de 2021Cepa originária do Reino Unido é ainda mais letal e perigosa, principalmente entre os jovens
Foto: Divulgação/National Institute of Allergy and Infectious Diseases
Depois do anúncio de que novas variantes da covid-19 estão circulando pelo Espírito Santo, prefeituras de municípios capixabas usaram as redes sociais para alertar a população e pedir que os cuidados sejam intensificados. De acordo com estudos do Laboratório Central do Estado (Lacen), a cepa originária do Reino Unido, que já circula no Estado, é ainda mais letal e perigosa, principalmente entre os jovens.
Cidades como Marechal Floriano, Santa Maria de Jetibá e Venda Nova do Imigrante divulgaram comunicados à população alertando para o risco da doença. No município de Barra de São Francisco, considerado um dos epicentros da variante B.1.1.7, haverá toque de recolher a partir desta quarta-feira (24).
Em Santa Maria de Jetibá, a Secretaria Municipal de Saúde informou que 15 casos da variante inglesa da covid-19 foram detectados nas amostras colhidas no município no período de 23 de fevereiro a 16 de março de 2021. Destes, 7 são do sexo masculino e 8 feminino. A idade dos infectados das amostras varia de 4 a 80 anos.
Na cidade de Marechal Floriano, a Secretaria Municipal de Saúde também confirmou que foram identificados pacientes com a variante inglesa no município. Ao alertar a população dos riscos, a cidade ainda destacou que medidas de prevenção devem ser redobradas.
Em Venda Nova do Imigrante, a prefeitura também fez um alerta sobre as novas variantes. "Mais do que nunca, precisamos da união de todos no combate ao coronavírus. Redobre as medidas de prevenção. Evite aglomerações, mantenha o distanciamento social, use máscara, higienize as mãos com água e sabão ou álcool 70%. Cuide da sua saúde e proteja quem você ama", publicaram.
Novas cepas
Cerca de 1.345 pessoas do Espírito Santo foram infectadas pela nova variante do coronavírus, associada à cepa do Reino Unido, apontou um estudo apresentado pelo Lacen. Durante a pesquisa, quase 20 mil amostras foram recolhidas entre 1º de dezembro de 2020 e 18 de março deste ano.
O que chama atenção nesta nova versão do vírus é o aumento dos casos positivos a cada mês. Em dezembro, dentro desse conjunto, eram 16 casos. Em janeiro, já havia 48 positivados. Em fevereiro, o número foi para 337 e chegou a 943 até meados de março. Ou seja, o aumento mais que dobrou de um mês a outro, apontando como a variante se propaga de forma rápida.
Barra de São Francisco
O município de Barra de São Francisco terá toque de recolher a partir desta quarta-feira (24). O decreto é do prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) para tentar conter o avanço da covid-19 no município. A medida vale das 20 horas de um dia às 6 horas do dia seguinte, até a próxima segunda-feira (29), quando será feita nova avaliação do quadro.
Além disso, fica suspenso o funcionamento de serviços e atividades. Farmácias e supermercados poderão funcionar apenas por delivery (sistema de entregas). Os estabelecimentos deverão ficar completamente fechados para acesso da população. Ficou decretado pelo prefeito também, a proibição da abertura parcial de portas, portões e afins, bem como o atendimento ao público externo no interior, com ou sem horário marcado, e na porta do estabelecimento.
A limitação de dia de atendimento ao público presencial não se aplica para assistência à saúde, incluindo serviços médicos e hospitalares; serviços públicos considerados essenciais, de acordo com manifestação do Chefe do Poder Executivo Municipal; assistência social e atendimento à população em situação de vulnerabilidade; serviços funerários.
Valedoitaúnas/Informações Folha Vitória