Mulher com raro útero duplo dá luz à gêmeos
02 de outubro de 2024Caso aconteceu em setembro, em um hospital no noroeste da China
Ultrassom de mulher chinesa com dois úteros – Foto: Reprodução/Xi'an No.4 Hospital
Uma mulher com a rara condição de dois úteros deu à luz a filhos gêmeos, um de cada útero, no mês passado em um hospital da China, de acordo com autoridades de saúde e a mídia estatal.
A mãe, identificada apenas pelo sobrenome Li, deu à luz um menino e uma menina em cirurgia cesariana, segundo o Hospital Popular de Xi'an, na província de Shaanxi. Para os médicos, foi uma ocorrência de "uma em um milhão".
"É extremamente raro que gêmeos sejam concebidos naturalmente em cada cavidade do útero, e ainda mais raro que eles nasçam juntos", disse o hospital em sua conta oficial na plataforma de mídia social chinesa Weibo, semelhante ao X, em setembro.
De acordo com o hospital, a mulher que teve os gêmeos nasceu com dois colos de útero e dois úteros, uma condição chamada didelfo uterino, encontrada em cerca de uma em cada duas mil mulheres.
História viralizou
A história dela ficou conhecida nas mídias sociais chinesas e se tornou um assunto de tendência, com mais de 50 milhões de visualizações nos últimos dias, com muitos usuários compartilhando mensagens de admiração.
A história de Li pareceu mostrar um desfecho feliz após enfrentar tais circunstâncias, com o hospital revelando que ela havia sofrido um aborto espontâneo em uma gravidez anterior.
Em janeiro, Li engravidou novamente e descobriu durante um ultrassom precoce que estava esperando não apenas um filho, mas gêmeos – um em cada útero. Após monitoramento médico “rigoroso”, ela deu à luz “com sucesso” a um menino pesando cerca de 3,6 kg e uma menina pesando cerca de 2,4 kg, afirmou o hospital.
(Fonte: iG)