Home - Geral - Mudança em decreto pode favorecer aglomeração no Espírito Santo

Mudança em decreto pode favorecer aglomeração no Espírito Santo

21 de março de 2021

Mudança em decreto pode favorecer aglomeraçãoCasagrande alerta que se a população não fizer sua parte, o sistema público de saúde do Espírito Santo vai colapsar – Foto: Reprodução

O Governo do Espírito Santo publicou edição extra do Diário Oficial, neste sábado (20), com mudanças no decreto que restringiu algumas atividades no Espírito Santo. Agora, está proibida a venda de eletrodomésticos, eletrônicos, equipamentos de informática, ferramentas, vestuário e acessórios, caçados, artigos de cama, itens de decoração (ou seja, itens não essenciais) em estabelecimentos considerados essenciais, como supermercados.

Segundo a publicação, os produtos “deverão ser retirados dos mostruários ou segregados dos demais produtos vendidos com o uso de fitas ou outros mecanismos de separação”.

Reuniões

A atualização no decreto flexibilizou um dos dispositivos das medidas sociais.
Na publicação do dia 17 de março, o governo havia proibido reuniões com três ou mais pessoas, excetuadas as pertencentes ao mesmo núcleo familiar. A nova redação exclui o limite de pessoas, e afirma que “estão proibidas reuniões com número elevado de pessoas”, o que permite que cada um interprete o que seria “número elevado”.

Praias

A publicação deste sábado inclui mais duas proibições nas praias para evitar a circulação de pessoas: a de cadeiras de praias e guarda-sóis. Já estavam proibidos o comércio de ambulantes, a prestação de serviços e a instalação de barracas pelos munícipes.
As medidas devem ser fiscalizadas pelos municípios.

Conta não fecha

De todas as formas e por todos os meios o governador busca passar uma mensagem para o capixaba: se a população não fizer sua parte, o sistema público de saúde do Espírito Santo vai colapsar. “1º de março o gov. ES tinha 694 leitos de UTI COVID disponível e 525 pacientes internados (75,65% de ocupação). Hoje, vinte de março, temos 783 leitos de UTI e 730 internados (93,23% de ocupação). Em 20 dias abrimos mais 79 leitos de UTI e acolhemos 205 pacientes a mais. Pensem!!!”, publicou Renato Casagrande nas redes sociais.

Em Itapemirim

O prefeito Thiago Lopes (Republicanos), vem se articulando com frequência junto à bancada federal capixaba. Nesta semana, ele teve encontros com os deputados federais Da Vitória (Cidadania) e também com Neucimar Fraga (PSD) e Amaro Neto (Republicanos. A pauta girou em torno do apoio para alavancar o desenvolvimento de Itapemirim e sobre o Terminal Pesqueiro do município, um dos maiores do país. No litoral sul do Estado, Itapemirim é responsável por 15% das exportações de atum no país e a atividade pesqueira é a segunda fonte de receita do município.

Valedoitaúnas/Informações De Olho no Poder



banner
banner