Home - Cidades - MPES notifica Prefeitura de São Mateus para impedir aglomerações em...

MPES notifica Prefeitura de São Mateus para impedir aglomerações em praias de Guriri

09 de junho de 2020

MPES notifica Prefeitura de São Mateus para impedir aglomerações em praias de GuririPraia de Guriri – Foto: Divulgação

Visando evitar aglomerações de pessoas em meio à pandemia do novo coronavírus, principalmente durante o feriado prolongado de Corpus Christi, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de São Mateus, Norte do Espírito Santo, notificou a prefeitura e a Câmara de São Mateus para que adotem, imediatamente, medidas para proibir a permanência de pessoas nas praias, bem como na faixa de areia do Bairro Guriri.

O MPES requer que a Vigilância Sanitária, a Guarda Municipal e Posturas e a Polícia Militar sejam mobilizadas para fechar os acessos de ruas do balneário e dispersar frequentadores.

Barreiras sanitárias

Para aumentar o isolamento social no balneário, o MPES reforçou que sejam adotadas as medidas de suspensão do consumo presencial em estabelecimentos comerciais e que sejam implantadas barreiras sanitárias nas entradas de Guriri.

O objetivo, segundo o MPES é restringir o acesso de pessoas não residentes no local que apresentem sintomas da Covid-19 e alertar a população para a importância de medidas mais restritivas. O balneário de Guriri registra 85 dos 306 casos confirmados de pacientes com a doença em todo o município de São Mateus.

O MPES recebeu, no dia, uma manifestação da Ouvidoria da instituição que alertava para a intensa movimentação de pessoas sem máscaras nas praias do Bairro de Guriri e para a realização de festas no interior de residências e fluxos de turistas, “ocasionando aglomeração e intensificando os riscos de contaminação”.

A notificação recomendatória inclui outras medidas para ampliar o isolamento social em todo o município, como a adoção de providências para dar conhecimento do uso obrigatório de máscaras fora do ambiente residencial, bem como do correto manuseio e descarte, além da necessidade de o grupo de risco permanecer em casa.

Pacto pela vida

Em comunicado à população de São Mateus, os promotores de Justiça também ressaltam a importância da união de todos, cidadãos, poderes constituídos, lideranças religiosas e comunitárias, representantes de associações, sindicatos, entre outros, no enfrentamento da pandemia. Alertam para a necessidade de se manter o distanciamento social como forma de diminuir a taxa de contágio da doença, evitando ainda a sobrecarga do sistema de saúde hospitalar.

No comunicado, os promotores de Justiça de São Mateus destacam a importância do cumprimento das diretrizes estabelecidas nas normas sanitárias estaduais. A proposta do Ministério Público é a adoção de um “Pacto Social” no Estado, mediado pela instituição, com a promoção de um esforço de toda a sociedade capixaba em favor da vida.

A recomendação notificatória e o comunicado à população seguem orientações do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus (GAP-Covid-19) do MPES e da procuradora-geral de Justiça, Luciana Gomes Ferreira de Andrade.

Valedoitaúnas



banner
banner