Motoristas do ES poderão parcelar em até 6 vezes
26 de julho de 2022Com a mudança nas regras, válida para 2023, cerca de 1,3 milhão de condutores no Espírito Santo poderão pagar o imposto em um prazo maior
À partir de janeiro de 2023, motoristas de veículos automotores poderão parcelar o IPVA em até 6 vezes – Foto: Reprodução TV Vitória
A partir de janeiro de 2023, os motoristas no Espírito Santo poderão parcelar o valor do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) em até seis vezes. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado, nessa segunda-feira (25). Atualmente, o número máximo são quatro parcelas para veículos leves.
O Estado tem aproximadamente 1,3 milhão de veículos. Cerca de 900 mil pessoas pagam o IPVA todos os anos em parcelas e devem ser beneficiadas com mudança. Neste ano, 400 mil quitaram o imposto à vista.
É o caso do autônomo Ronaldo Ribeiro Soares, que tem três carros na garagem. Na hora de pagar o IPVA, a conta pesa. "Quando chega o mês de novembro, eu já vou me organizando para fazer um planejamento e pagar quatro parcelas desse imposto", disse.
Com três carros, o autônomo Ronaldo Ribeiro Soares tem o hábito de parcelar o IPVA e comemora a mudança – Foto: Reprodução/TV Vitória
São quase R$ 2 mil só com o IPVA por ano. Para conseguir pagar, sempre dividiu no número máximo de parcelas. "Felizmente, podemos pagar em até quatro vezes", avaliou, dizendo que é bem-vinda a medida que permite ampliar esse abatimento.
A alíquota do imposto é a seguinte: 1% sobre o valor de motos, ônibus e caminhões e 2% sobre o valor de carros de passeio e utilitários. O imposto é calculado de acordo com a tabela Fipe.
De acordo com a nova lei, a 11.673/2022, o proprietário do veículo poderá fazer a opção de pagar o tributo em cota única ou dividido em seis parcelas iguais e sucessivas, com vencimento na data já prevista em regulamento. No caso de parcelamento, as demais parcelas terão vencimento 30 dias após o vencimento da última, sucessivamente.
Feirante Danilo Demétrio diz que a nova regra facilita quem não consegue pagar IPVA em cota única – Foto: Reprodução/TV Vitória
O feirante Danilo Demétrio comemorou a mudança. "Se a pessoa não tiver condições de pagar o valor de uma só vez, é uma ótima opção fazer o parcelamento", opinou.
O motorista Adilton Navarro prefere o mínimo de parcelas para pagar o IPVA – Foto: Reprodução/TV Vitória
Já o motorista Adilton Navarro prefere o menor número possível de parcelas. "Eu não gosto de parcelar por muito tempo não. Para mim, não vale a pena. Vou parcelar o menos que eu puder. Se eu pudesse, nem parcelava, mas não posso pagar a vista, por enquanto", contou.
Valedoitaúnas (Folha Vitória)