Home - Economia - Montadora chinesa que acabou de chegar ao Brasil pode falir;...

Montadora chinesa que acabou de chegar ao Brasil pode falir; demissão e lojas fechadas

21 de julho de 2025

Empresa chinesa enfrenta crise com disputas internas, dívida de 18,3 bilhões de yuans e queda nas vendas. Operação no Brasil também está incerta

Montadora chinesa que acabou de chegar ao Brasil pode falir; demissão e lojas fechadasRetirada do logotipo da empresa em sua sede, em Xangai, sinaliza mudanças na empresa – Foto: Reprodução/CarNewsChina

A Neta Auto, conhecida por sua inovação no setor de veículos elétricos, está vivendo um momento crítico. Recentemente, imagens revelaram a remoção do logotipo da empresa da sede em Xangai, sinalizando mudanças significativas. A remoção, realizada sob a alegação de término de contrato de aluguel, levanta questões sobre o futuro destino da empresa.

Essa movimentação ocorre em meio a uma crise profunda, marcada por problemas financeiros severos e debates internos. A Neta Auto enfrenta pressões para substituir Fang Yunzhou, seu fundador desde 2014, devido às divergências entre os acionistas estatais da Hozon. O fundador ocupa, atualmente, posições-chave como CEO e presidente do conselho.

Os desafios financeiros são alarmantes, com perdas acumuladas superando 18,3 bilhões de yuans, equivalentes a cerca de US$ 2,5 bilhões. O índice de endividamento, que chegou a 217%, levanta debates sobre uma possível reestruturação judicial da empresa. Esse cenário reflete questões estruturais na companhia, que combina capital estatal com liderança privada.

Demissão em massa e fechamento de lojas

As operações da Neta também foram gravemente afetadas. A suspensão de entregas pela gigante de baterias CATL e outros fornecedores interrompeu a produção na China.

Essa paralisação impacta diretamente os planos internacionais, apesar de um crédito de quase US$ 300 milhões aprovado na Tailândia.

As vendas também sofreram um declínio significativo. Após 152 mil veículos vendidos em 2022, os números caíram para 127,5 mil em 2023 e despencaram para 64.549 unidades em 2024. Além disso, a empresa enfrentou demissões em massa e fechamento de lojas.

Desde que reassumiu como CEO em 2024, Fang prometeu expandir globalmente e melhorar as margens. Contudo, nenhum plano avançou, gerando desconfiança entre fornecedores e acionistas. A conversão de dívidas em ações, por exemplo, está estagnada, intensificando a crise interna.

Será o fim da Neta Auto?

Montadora chinesa que acabou de chegar ao Brasil pode falir; demissão e lojas fechadasFoto: Divulgação/Neta Auto

No Brasil, a Neta lançou a pré-venda dos modelos Aya e X em 2024 e inaugurou uma concessionária em janeiro. Apesar de prometer a expansão da rede e o lançamento de novos modelos, como o Neta GT e o SUV Neta L, esses planos permanecem incertos devido à instabilidade na China.

O futuro da Neta Auto está em jogo com a decisão do conselho de administração sobre a permanência de Fang e a possível falência.

Nos próximos dias, a direção que a empresa tomará será revelada, definindo seu destino no mercado de veículos elétricos.

(Fonte: News Motor)



banner
banner