Home - Geral - Moda praia capixaba ganha espaço em feira internacional de Portugal...

Moda praia capixaba ganha espaço em feira internacional de Portugal

29 de outubro de 2020

Moda praia capixaba ganha espaço em feira internacional de PortugalFoto: Divulgação

As empresas capixabas de moda praia Borana, Mr. Captain e Verônica Santolini, participantes do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX-ES), iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), vão ter a oportunidade de ampliar contatos em uma feira de negócios em Portugal, prevista para acontecer entre os dias 23 e 30 de novembro, totalmente on-line devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

A feira internacional, intitulada Missão Portugal, é uma das etapas do Programa de Aceleração de Exportações, iniciativa da gerência de Competitividade da Apex-Brasil, que tem por objetivo promover o acesso mais rápido das empresas ao mercado internacional, por meio da participação em ações de promoção comercial customizadas. Durante o evento, as empresas participam de rodadas de negócios com os compradores locais e de visitas técnicas virtuais com players do setor produtivo português para a troca de experiências.

A empresa Mr. Captain já recebeu o seu Plano de Exportação e agora se prepara para participar da feira internacional. A marca do segmento de moda masculina casual e praia, localizada em Vitória, que já realizou algumas vendas para a Austrália e com o auxílio do PEIEX-ES, pretende exportar para o Uruguai e para a Alemanha. A sócia da empresa, Laís Kamaz Vinhosa Jardins, acredita que participar da Missão Portugal será uma oportunidade para aprender ainda mais sobre os processos de exportação.

“Estamos muito felizes e animados por ter essa chance de ter contato com o mercado exterior. Faremos pesquisas de preços, mercado e contatos com as pessoas de fora. Investimos muito em redes sociais, como o Instagram, e passamos a usar o inglês para poder alcançar outras pessoas além dos brasileiros. Nos preparamos para que a empresa seja bem vista no exterior. Queremos acelerar o ritmo e aproveitar essa oportunidade para dar mais gás ao nosso cronograma”, afirmou Laís Jardim.

Outra marca que também já recebeu o Plano de Exportação é a empresa Verônica Santolini, localizada em Jerônimo Monteiro. Com quatro lojas, entre atacado e varejo, e capacidade de produção de até 10 mil peças por mês, a empresa comercializa seus produtos em todo o Estado, além da região norte do Rio de Janeiro, sul da Bahia e Minas Gerais. Agora, a marca já se prepara para exportar sua produção.

O gerente administrativo e financeiro da empresa, Roger Borges dos Santos, explica que participar da Missão Portugal representa a possibilidade de comercializar seus produtos no mercado externo. “O nosso Plano de Exportação prevê Portugal, com os melhores resultados de exportação para a nossa marca, e como a missão é no País, estamos muito animados com a oportunidade de participar do evento. Como é a nossa primeira vez em contato com o mercado externo, estamos confiantes para conseguir fechar contatos e possíveis vendas”, destacou Borges dos Santos.

Fundada pela família Aguiar há 10 anos, a Borana participou do ciclo 2016/2018 do PEIEX-ES. Desde então, exporta para Portugal, Japão, Moçambique, Grécia, Itália, Espanha, Estados Unidos, Líbano e França, entre outros países, e adquiriu conhecimentos ao atuar em feiras internacionais como a ColombiaModa, em Medellín, e a Cabanas e Swimming, em Miami, nos Estados Unidos.

Para Jorge Aguiar, gerente de assuntos estratégicos e produção da marca, os anos de dedicação alcançaram resultados notáveis no mercado externo. “Participar do programa foi bastante enriquecedor, pois abriu mercado para a nossa marca e nos proporcionou conhecimento técnico em relação aos procedimentos de exportação. Conquistar o mercado internacional leva tempo e dedicação, mas depois das capacitações e treinamentos do PEIEX-ES, alcançamos bons resultados. Hoje, a Borana exporta para vários países e pode participar de feiras de negócios. Com isso, a nossa expectativa para a Missão Portugal é a melhor possível. Estamos felizes e realizados por essa oportunidade”, disse Aguiar.

De acordo com o monitor do PEIEX-ES Francisco Ramaldes, as empresas selecionadas já tiveram a oportunidade de participar, em setembro, de uma mentoria individual com consultoria local especializada. Teve início na última quarta-feira (21) e terminou nesta terça-feira (27), acontece uma semana de qualificação, com seminários preparatórios integralmente on-line e com conteúdos exclusivos para as empresas.

O subsecretário de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais da Sedes, e coordenador do PEIEX-ES, Gabriel Feitosa, celebra a parceria de trabalho com a Apex-Brasil. “Esse contato constante do programa com a Agência é de extrema relevância para as empresas capixabas, já que a Apex-Brasil promove diversas ações, inclusive missões comerciais e rodadas de negócios com compradores estrangeiros para apoiar os empresários que têm o interesse em iniciar o processo de exportação”, contou Feitosa.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, a participação das empresas em feiras, que têm foco no comércio exterior, contribui para fortalecer as atividades que o PEIEX-ES já desempenha junto aos empresários. “A aproximação das empresas inscritas no programa, com novos clientes e fornecedores de outros países, favorece o desenvolvimento da cultura exportadora no Espírito Santo. Além disso, coloca em evidência, nos âmbitos nacional e internacional, os produtos e serviços produzidos no nosso Estado”.

Sobre o PEIEX-ES

O programa oferece às empresas, de forma gratuita, orientação técnica sobre as melhorias que a organização deve implementar para comercializar produtos e serviços no mercado internacional.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia, atualmente, cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia.

Valedoitaúnas



banner
banner