Mobilização nacional para ampliar cirurgias eletivas no Espírito Santo acontece neste fim de semana
13 de dezembro de 2025
Foto: Divulgação
Mais de 200 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam procedimentos eletivos serão contemplados em uma Ação de Mutirão de Cirurgias organizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB).
A estratégia se integra ao esforço estadual para cumprir metas de redução do tempo de espera por procedimentos eletivos, como o Programa OperaES, que já ultrapassou a marca de 1.164 mil procedimentos eletivos realizados em todo o estado neste ano. “O mutirão do Ministério acelera o acesso da população, estimula a produção cirúrgica e contribui diretamente para a redução da espera assegurando que mais capixabas tenham acesso oportuno a procedimentos essenciais para a recuperação da saúde e da qualidade de vida”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.
No Estado, três unidades hospitalares aderiram à mobilização: Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam) e Santa Casa de Misericórdia de Vitória (SCMV). Juntas, as instituições vão realizar 202 cirurgias em diversas especialidades, como dermatologia, ginecologia, mastologia, urologia, oftalmologia, cirurgia vascular e cirurgia geral.
O Hucam será responsável pelo maior volume, com 135 procedimentos, incluindo aplicações intravítreas, tratamentos de lesões de pele, postectomias pediátricas, biópsias de próstata e cirurgias bariátricas. A Santa Casa vai concentrar atendimentos em oncologia cutânea, urologia e bucomaxilofacial, totalizando 36 cirurgias. Já o HEVV programou 31 procedimentos nas áreas de urologia, cirurgia geral e vascular.
Além das cirurgias, o Hucam também ampliará a oferta de consultas, exames e pequenos procedimentos, somando 1.707 atendimentos em áreas como cardiologia, dermatologia, nefrologia, oftalmologia, sistema digestivo, análises clínicas e diagnóstico por diagnósticos por imagem, dentro do programa Ebserh em Ação, que ocorre em todos os hospitais universitários federais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.