Home - Geral - Ministério da Saúde vai comprar 46 milhões de doses de...

Ministério da Saúde vai comprar 46 milhões de doses de vacina chinesa

20 de outubro de 2020

Anúncio foi feito nesta segunda-feira (20), após acordo do Ministério da Saúde com o Governo do Estado de São Paulo para aquisição da Coronavac

Ministério da Saúde vai comprar 46 milhões de doses de vacina chinesaMinistério da Saúde vai adquirir doses de Coronavac – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Ministério da Saúde vai comprar 46 milhões de doses da vacina Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, hoje em teste com voluntários em São Paulo e que será produzida pelo Instituto Butantã.

O Governo de São Paulo confirmou que chegou a um acordo com o Ministério da Saúde para a aquisição das doses via SUS (Sistema Único de Saúde). O acordo foi concretizado em uma reunião virtual entre o governador João Doria, o ministro Eduardo Pazuello e outros 23 chefes de estados brasileiros.

Segundo o Palácio dos Bandeirantes, a expectativa é comprar o produto até o final do ano, após registro na Anvisa, e iniciar a vacinação nacional em janeiro. Os detalhes sobre a inclusão da Coronavac no Plano Nacional de Imunizações devem ser divulgados depois da formalização do acordo.

A decisão encerra especulações que indicavam que poderia haver uma resistência do governo federal em adquirir as doses da vacina por causa de divergências entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador paulista João Doria (PSDB).

A Coronavac, segundo o Instituto Butantã, demonstra ser o imunizante em desenvolvimento no mundo com o menor índice de efeitos colaterais. Os dados levam em consideração o acompanhamento de 9 mil voluntários brasileiros já vacinados no País.

Apesar de indicativos positivos, a principal informação envolvendo a vacina chinesa, que é o índice de eficácia da vacina, deve ficar somente para o fim do ano.

Valedoitaúnas/Informações R7



banner
banner