Home - Turismo - Meta de 10 milhões de turistas estrangeiros em 2028 pode...

Meta de 10 milhões de turistas estrangeiros em 2028 pode ser alcançada em 2025, diz Celso Sabino

17 de novembro de 2025

Titular do Turismo celebra recorde histórico de visitantes internacionais e destaca a retomada do protagonismo do país no exterior, o ambiente favorável e investimentos

Meta de 10 milhões de turistas estrangeiros em 2028 pode ser alcançada em 2025, diz Celso SabinoDe acordo com o ministro Celso Sabino, o Brasil caminha para chegar a marca de 10 milhões de turistas internacionais em 2025, o que estava previsto como meta para 2028 – Foto: Daniel Hiroshi/EBC

De janeiro a outubro, o Brasil recebeu 7,68 milhões de visitantes estrangeiros e superou o volume de todo o período de 2024, até então o recorde. Para o ministro Celso Sabino, o ano tende a ser ainda mais significativo. O país caminha para chegar a marca de 10 milhões de turistas internacionais em 2025, o que estava previsto como meta para 2028.

“O recorde anterior era 6,6 milhões e atingimos mais de 7 milhões em meados de setembro, faltando ainda 3 meses e meio para terminar o ano. Estamos projetando até o fim de dezembro que o Brasil receba neste ano cerca de 10 milhões de turistas estrangeiros”, afirmou Sabino, durante entrevista especial ao Bom Dia, Ministro direto de Belém (PA), onde ele participa da COP30.

O acumulado até outubro representa alta de 42,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o registro ficou em 5,4 milhões de visitantes. Somente em outubro, o Brasil registrou 587 mil chegadas, crescimento de 15,4% em comparação com o mesmo mês de 2024, quando o país recebeu 508 mil visitantes.

Para dar dimensão da relevância do resultado, Sabino explicou que o recorde não se compara nem a quando o Brasil sediou grandes eventos esportivos, como Copa do Mundo ou Olimpíadas. “É uma marca há poucos meses inimaginável. Poucas pessoas acreditavam que o Brasil pudesse chegar nesse ponto. Vamos chegar à quarta potência das Américas, atrás apenas de Estados Unidos, Canadá e México”.

Sabino foi categórico em afirmar que é possível avançar ainda mais. “Podemos e estamos trabalhando para isso. Fizemos um Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo, em 2023, e estamos executando à risca, com programas, metas a serem alcançadas, ações e até mesmo tarefas. Temos antecipado as ações, os programas e as metas. Temos muito a crescer, sim, mas a gente está trabalhando, talvez como nunca antes, e estamos entregando resultados, com certeza, nunca antes vistos”, declarou.

INVESTIMENTOS E PROJETOS – Sabino elencou, durante a conversa com radialistas e jornalistas de portais de todo o país, os fundos dedicados a financiamentos de projetos turísticos. “Estamos financiando projetos de infraestrutura turística privada através do nosso Fundo Público, o Fundo Getúlio, do Ministério do Turismo. Em todo o país já foram investidos mais de R$ 2 bilhões em construção de hotéis, bares, restaurantes, pousadas, transportadoras, agências, operadoras de viagens”, completou.

AMBIENTE FAVORÁVEL – Isso demonstra, segundo o ministro, o fortalecimento de um ambiente favorável a investimentos no setor. “Inclusive, no ano passado foi o ano em que o país mais recebeu investimento estrangeiro. Criamos um guia de investimento em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) e com a ONU Turismo e vários programas como Conheça o Brasil Voando, Conheça o Brasil Realiza, Conheça o Brasil Cívico. Agora a gente está com um programa, inclusive, que é concedendo desconto de 15% para mulheres que viajam sozinhas e para professores da rede pública nos hotéis”, finalizou o titular da pasta do Turismo.

(Fonte: Secom/PR)



banner
banner