Mestra Juju Thomaz promove “Cultura Quilombola” na comunidade de Santana em Conceição da Barra
08 de abril de 2021Foto: Divulgação
A Mestra Juju Thomaz promove na comunidade Quilombola de Santana várias oficinas sobre os Saberes Tradicionais do Povo Afrobrasileiro. A reconhecida Mestre Juju, conquistou a premiação do Projeto Quilusan, contemplado pelo Edital Trajetórias com apoio da Lei Aldir Blanc. Dona de um vasto conhecimento sobre plantas, raízes e ervas medicinais, apresenta sua experiência com a fitoterapia e mostra a transversalidade com artesanatos, artes culinárias, cantos e danças populares das comunidades quilombolas.
A população pode conhecer através da Internet as artes quilombolas através das oficinas ministradas pela Mestre Juju Thomaz e as mostras de artes para o evento Quilusan. “A arte quilombola conquistou o Espírito Santo”, afirma Mestra Juju Thomaz, que também faz parte de diversos coletivos culturais, tais como Mulheres de Fibras, Grupo Autoestima de Terceira Idade, Núcleo de Economia Criativa, entre outros grupos socioculturais em Conceição da Barra.
Juju idealizou o Projeto Quilusan, com uma proposta de integração social das artes e dos saberes quilombolas, para manter viva a memória das histórias e cultura afro-brasileira. As atividades compreendem a realização de oficinas e produção cultural como preparação para o evento Quilusan que se pretende realizar, "quando houver uma oportunidade e terminar a luta contra o Covid-19", conclui a Mestre.
Para garantir a autoestima, a Mestra Juju, recomenda a troca de experiências através das lives com oficinas gratuitas que tiveram início nesta quarta-feira (7). Link de Acesso: https://bit.ly/3sQVwy
A programação de estreia foi abordada a importância das ervas medicinais. O projeto realizado on-line, com o apoio da Rede Empreender, foi uma oportunidade para toda a comunidade Quilombola de Santana em Conceição da Barra e Região Norte capixaba. Os interessados podem obter mais informações através dos tels.: 27 99915-8504, ou email: [email protected]].
O Projeto Quilusan foi contemplado pelo edital Trajetórias e será realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, de Emergência Cultural, Secretaria de Estado da Cultura, governo do Estado do Espírito Santo, Secretaria Especial Da Cultura, Ministério mo Turismo.
Valedoitaúnas