Mascar chiclete, beijar em estações de trem e dirigir sem camisa: veja sete leis curiosas pelo mundo
24 de julho de 2023Condutas consideradas absolutamente normais no Brasil são criminalizadas em outros lugares e causam estranheza
Foto: Pixabay
Toda sociedade precisa de normas para funcionar e manter a ordem e a paz entre as pessoas. Mas, em alguns países, existem leis bastante curiosas, para dizer o mínimo, que chamam atenção pela sua excentricidade. Veja a seguir condutas consideradas absolutamente normais no Brasil, mas que são criminalizadas em outros lugares:
Em algumas praias da Espanha, como Maiorca, na cidade costeira de Calvia, construir grandes castelos e estátuas de areia é ilegal. O anúncio foi feito em 3 de maio de 2017 pelo município de Calvia após alguns artistas terem criado esculturas magníficas que reproduziam obras famosas. A partir de então, apenas castelos pequenos e comuns passaram a ser permitidos.
Na Inglaterra, desde 2019, beijar em estações ferroviárias britânicas é estritamente proibido. A preocupação do governo é que esse tipo de despedida possa provocar atrasos. O tempo é considerado muito valioso para os ingleses e a pontualidade é uma questão muito importante para eles.
Em Singapura, país na Ásia, mascar chiclete é ilegal desde 1992. A justificativa para a criação desta lei são os ricos que o doce oferece à saúde e os danos ao meio ambiente que ele poderia causar. Desde 2004, existe uma exceção para gomas de mascar terapêuticas, odontológicas e de nicotina.
Foto: Freepik
Na Tailândia, dirigir um carro ou moto sem camisa é proibido, sob pena de multa. Homens precisam estar totalmente vestidos na hora de conduzir um veículo, independentemente do quão calor esteja.
Na Suíça, dar descarga depois das 22h em um prédio é ilegal e entendido pelo governo como poluição sonora. É comum os proprietários imporem regras domésticas que impeçam os residentes de usar a descarga entre 22h e 7h, uma vez que o ato pode incomodar os vizinhos.
Foto: Pixabay
Na Itália, donos de cachorro são forçados, por lei, a passear com seus animais de estimação pelo menos três vezes por dia. Caso não o façam, podem ser multados em até 500 libras (R$ 3.000). O país se considera uma nação que ama e protege os animais.
Foto: Pixabay
No estado americano de Kentucky, o governo determinou que todo cidadão é obrigado, por lei, a tomar pelo menos um banho por ano. Do contrário, ele não poderia permanecer em liberdade no território. A lei causa bastante estranheza, visto que as pessoas normalmente tomam banho com certa regularidade.
(Fonte: R7)