Márcio Castro quer Câmara protagonista na luta por Petrobras e universidade em São Mateus, ES
16 de fevereiro de 2023Diretor da rede TC recebeu do legislativo voto de congratulação proposto pelo presidente Paulo Fundão
Foto: Divulgação/Secom/PMSM
Ao receber um Voto de Congratulação (Moção 002/2023) pelos 39 anos de fundação do jornal Tribuna do Cricaré, o jornalista e administrador Márcio Castro aproveitou para conclamar a Câmara Municipal de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, a se manifestar oficialmente contra a venda do Ativo Norte da Petrobras e a favor da transformação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo numa universidade federal independente.
Diretor-Geral da Rede TC de Comunicações, que inclui também o Portal TC Online, Márcio lembra que foi uma honra ter sido amigo do ex-presidente da Câmara de São Mateus, Matheus Cunha Fundão, desde quando chegou a São Mateus em 1984 para ajudar o irmão Antonio de Castro na recém-fundada Tribuna do Cricaré.
TC, como é conhecida, foi criada numa época em São Mateus não possuía emissoras de rádio e nem de televisão, lembrou o jornalista. “Fazer jornalismo não é uma coisa fácil. Exige muita dedicação, paciência, muita sinergia com a sociedade”, enfatizou.
Com a eleição do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um terceiro mandato, Márcio Castro vê grandes possibilidades de sucesso em duas lutas que entende ser de alto interesse da comunidade mateense e regional. Uma delas é recuperar a presença da Petrobras em São Mateus, com o cancelamento de parte da venda dos ativos no norte capixaba cujos contratos não tenham sido honrados com pagamentos pelos arrematadores.
O jornalista salienta que esta posição não é ideológica, mas estratégica para o desenvolvimento regional. Ele pondera que empresas privadas são bem-vindas, mas questiona quem teria tecnologia e capacidade de investimentos, por exemplo, para localizar jazidas de petróleo em grandes profundidades.
Foto: Divulgação/Secom/PMSM
Outra questão que considera relevante é a emancipação do Ceunes para a condição de universidade federal independente, a segunda no Estado do Espírito Santo. Márcio Castro lembra que as lutas de São Mateus e do norte capixaba, há quase 20 anos, levaram o Presidente Lula, na primeira passagem dele pelo Palácio do Planalto, a expandir o número de universidades federais e de escolas técnicas por todo o País.
Naquela época, lembra o jornalista, Lula comprometeu-se a criar a estrutura de uma universidade em São Mateus, no primeiro momento como Campus Federal Autônomo. Para Márcio, chegou o momento de, na recuperação da rede federal de educação, completar o serviço, emancipando de vez o Ceunes.
O jornalista conclamou o presidente Paulo Fundão e os demais vereadores a enviarem ofícios, com assinaturas também de outras autoridades e representantes da sociedade civil, dirigidos ao Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, ao presidente da Petrobras Jean Paul Prates e ao ministro da Educação Camilo Santana com posições em defesa dos interesses de São Mateus e do norte capixaba, contra a venda de ativos da Petrobras e a favor da Universidade Federal Norte do Espírito Santo. “Esta legislatura tem o desafio de marchar junto”, frisou.