Manifesto pela ética, transparência e responsabilização – ES em Ação
04 de setembro de 2026
Diretor-presidente do ES em Ação, Fernando Saliba – Foto: Divulgação
O Espírito Santo em Ação manifesta grave preocupação diante das recentes notícias envolvendo ministros do Supremo Tribunal Federal e outras autoridades da República em relação ao Caso Master.
O exercício da magistratura, em particular, exige conduta ética ilibada, imparcialidade, independência e rigorosa responsabilidade institucional. A confiança da sociedade no Judiciário pressupõe não apenas decisões juridicamente fundamentadas, mas também a preservação do necessário distanciamento e independência do magistrado.
Defendemos apuração rigorosa, transparência e pleno funcionamento dos mecanismos constitucionais de fiscalização e controle.
Nenhuma autoridade está acima da lei. Desvios de conduta, abusos ou irregularidades devem ser rigorosamente apurados e, se comprovados, devem resultar na punição dos responsáveis, sem privilégios ou exceções, independentemente do cargo que ocupem.
Esse tema precisa ser urgentemente sanado, para que não contamine os debates do período eleitoral que estamos vivendo, em que temas como educação, segurança, saúde, retomada do crescimento econômico, reforma administrativa, equilíbrio fiscal e o aumento da competitividade precisam ser amplamente debatidos, sem deixar de enfrentar o necessário debate sobre a reforma do Poder Judiciário, de forma a contribuir para a construção de um futuro melhor para o Brasil.
Não defendemos pessoas ou grupos. Defendemos a ética pública, a Constituição, a independência dos Poderes e a credibilidade das instituições.
A magistratura exige imparcialidade.
A República exige transparência.
A sociedade exige respostas.
E a responsabilidade exige consequências.