Manga Rosa mostra potencial do surf e Paulo Fundão garante apoio ao esporte em São Mateus, ES
20 de abril de 2022Presidente da Câmara, Paulo Funão, garantiu apoio à Manga Rosa, presidente da Fesurf, em São Mateus – Foto: Secretaria de Comunicação/CMSM
O nome de batismo é Alberto Muniz Gomes Júnior, mas o novo presidente da Federação de Surf do Estado do Espírito Santo (Fesurf) é conhecido mesmo pelo apelido de Manga Rosa. Para demonstrar o potencial do surf mateense e receber homenagem da Câmara Municipal, Manga Rosa usou a Tribuna Livre na sessão ordinária realizada nessa terça-feira (19). A Moção de Congratulação para o criador e organizador do tradicional Nortão de Surf foi proposta pelo vereador presidente Paulo Fundão e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares.
Na recepção a Manga Rosa, o próprio Paulo Fundão e os colegas vereadores Kacio Mendes (vice-presidente), Cristiano Balanga (líder do Prefeito) e Carlinho Simião reforçaram a importância de se investir no esporte e na ocupação da juventude em práticas sadias.
O presidente da Câmara mostrou conhecimento da história do surf em São Mateus, nominando amigos pioneiros no esporte. Ele recordou o predomínio dos norte-americanos no surf mundial, como o supercampeão Kelly Slater, e realçou o protagonismo mais recente dos brasileiros, inclusive com o primeiro campeão olímpico Ítalo Ferreira.
“É uma honra para São Mateus e para a Região Norte termos o presidente estadual da Federação de Surf, que mora aqui há 38 anos”, disse o presidente da Câmara. “Você pode contar com este Poder Legislativo, e tenho a certeza que também com o chefe do Executivo e com a Secretaria de Esportes. Vamos te dar todo o apoio necessário para você fazer um trabalho para ficar na história da Federação”, completou Paulo Fundão.
Manga Rosa foi homenageado pela Câmara Municipal com Moção de Congratulação – Foto: Secretaria de Comunicação/CMSM
Nortão
Há 38 anos em São Mateus, o baiano Manga Rosa é casado e tem duas filhas. Desenvolve ações pró-surf no centro-norte capixaba, desde a foz do Rio Doce, em Regência (Linhares), até a Vila de Itaúnas (Conceição da Barra), passando, claro, pelo extenso litoral mateense, com as praias de Guriri, Barra Nova, Uruçuquara e Barra Seca.
De acordo com Manga Rosa, o Nortão de Surf, que chega à 29ª edição, é o mais antigo evento desse esporte no Estado, e, no País, só perde em longevidade para o Hang Loose Pro Contest, que tem 31 edições.
Guriri e Barra Nova
Diante de um plenário atento, Manga Rosa relatou que São Mateus sediará, este ano, duas etapas dos circuitos estaduais de surf: profissional (em junho) e amador (em julho). O Estado sediará uma das três etapas a serem realizadas no Brasil pela International Surfing Association (ISA), com possibilidade de ocorrer em Guriri, entre 15 a 17 de julho, com 244 atletas na faixa de 14 a 21 anos.
Para os parlamentares mateenses, o presidente da Federação Estadual de Surf destacou o grande potencial turístico que esse esporte pode trazer para Barra Nova, principalmente fora da alta temporada de veraneio, no período de maio a agosto. “O potencial é muito grande de Barra Nova, que está entre as três melhores locais do Estado para o surf”, disse. Segundo ele, esse potencial pode atrair surfistas de todo o Brasil.
Manga disse ainda que há um projeto em captação de recursos para instalar quatro centros de treinamento de surf, sendo um deles em Guriri.
“Agradeço imensamente, de coração, esta oportunidade, ao ilustríssimo presidente, por toda a ajuda que está sendo destinada ao surf capixaba e mateense”, disse Manga Rosa, ao enaltecer o apoio de Paulo Fundão e dos demais vereadores.
O presidente da Fesurf lembrou que tem 60 anos de idade, e está em São Mateus desde os 21 anos de idade, quando chegou para trabalhar na indústria do petróleo.
Valedoitaúnas