Home - Política - Majeski apresenta projeto para garantir proteção ambiental no litoral do...

Majeski apresenta projeto para garantir proteção ambiental no litoral do ES

13 de outubro de 2020

Majeski apresenta projeto para garantir proteção ambiental no litoral do ESAracruz é um dos municípios capixabas com maior concentração de áreas de proteção ambiental – Foto: Kin Aloha

Pouco tempo após o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) - órgão consultivo do Ministério do Meio Ambiente – aprovar a extinção da resolução que delimitava as Áreas de Proteção Permanente (APPs) de manguezais e de restingas no litoral brasileiro, o deputado estadual Sergio Majeski (PSB) apresentou proposta para garantir a preservação dos remanescentes naturais da faixa litorânea no Espírito Santo.

Já tramitando na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 525/2020, de autoria do parlamentar, dispõe sobre as definições e limites das APPs nos 14 municípios que compõem o litoral capixaba.

“Entendemos que a revogação pode causar prejuízos ambientais irreparáveis, uma vez que haverá possibilidade de interpretações mais flexíveis da legislação ambiental em vigor. Diante da importância do tema, buscamos fixar em nível estadual a metragem protetiva determinada anteriormente na resolução Conama”, destaca Majeski.

Ecossistema costeiro, que faz parte do Bioma da Mata Atlântica, a restinga abriga inúmeras espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção, muitas das quais endêmicas e utilizadas na alimentação, medicina e ornamentação. Além disso, a vegetação exerce um importantíssimo papel de fixação da areia e das dunas, impedindo a erosão nas praias.

Já os manguezais, de acordo com levantamento do Instituto Jones dos Santos Neves, atualmente ocupam 8.687 hectares nos 14 municípios do litoral e também em Cariacica.

Área rica em biodiversidade, o mangue também sofre com ameaças constantes devido aos aterros, resíduos sólidos, esgoto residencial e industrial, caça predatória e lixo e poluição em geral.

Valedoitaúnas



banner
banner