Home - Polícia - Mais de 30 mil pacotes de café irregulares são apreendidos...

Mais de 30 mil pacotes de café irregulares são apreendidos em operação no ES

11 de março de 2022

Fiscalização ocorreu nessa quinta-feira (10), em supermercados das cidades de Vila Velha, Cariacica e Guarapari. Confira quais são as marcas de café com irregularidades

Mais de 30 mil pacotes de café irregulares são apreendidos em operação no ESOperação apreendeu mais de 30 mil pacotes de café com irregularidades no ES – Foto: Polícia Civil/Divulgação

Uma operação realizada nessa quinta-feira (10) em 13 supermercados das cidades de Vila Velha, Cariacica e Guarapari, no Espírito Santo, apreendeu cerca de 33 mil pacotes de café com irregularidades.

A operação contou com a participação de policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e integrantes da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa (ALES).

De acordo com a Comissão de Agricultura, os produtos são das marcas Café Pedigo, Café Cachoeirinha e Café Pelé.

A Polícia Civil afirmou que as amostras apreendidas estavam fora dos padrões mínimos de qualidade. Entre as irregularidades encontradas estão umidade acima do permitido, alta quantidade de cascas e paus e ausência de regras básicas de rotulagem.

Marcas diferentes

As marcas apreendidas nesta operação são diferentes das marcas que tiveram irregularidades identificadas em janeiro deste ano, quando cerca de 40 mil pacotes de café, totalizando cerca de 15 toneladas, foram apreendidos em duas operações realizadas no mês de janeiro. Na primeira operação, 28 mil unidades irregulares foram apresendidas. Já na segunda, foram 12 mil.

O Sindicato da Indústria do Café do Espírito Santo (Sincafé) informou em nota que as irregularidades lesam os direitos do consumidor, já que os produtos estavam fora dos padrões mínimos de qualidade.

"O Sincafé apoia a atuação da Delegacia Especializada de Defesa do consumidor e da Comissão da Agricultura pela iniciativa de proteção ao consumidor, criando precedentes e jurisprudência sem igual, abrindo uma frente importantíssima no combate à fraude", diz parte da nota enviada.

Das três marcas que foram retiradas dos mercados, somente a Pedigo se manifestou até a última atualização desta reportagem.

"Informamos que o que está acontecendo nada mais é do que um jogo de políticos em conjunto com grandes marcas, que querem ficar sozinhas no mercado. Foram apreendidos apenas 750 gramas do nosso café, vamos pedir para que outra análise seja feita, nunca agimos de má fé com nossos clientes", disse a marca.

Valedoitaúnas (g1 ES)



banner
banner