Maior prédio do mundo em Balneário Camboriú terá 500 metros e marca de Ayrton Senna
16 de setembro de 2024Projeto da construtora FG será o maior arranha-céu residencial do planeta
Projeto do Senna Tower na orla de Balneário Camboriú – Foto: Reprodução/FG
A FG Empreendimentos, uma das maiores incorporadoras e construtoras do Brasil, anunciou oficialmente nesta segunda-feira (16) a construção do maior prédio residencial do mundo – um gigante com mais de 500 metros de altura e com investimento de R$ 3 bilhões. O projeto, que era tratado nos bastidores como Triumph Tower, ganhou um novo nome com uma marca de peso: o arranha-céu se chamará Senna Tower e será o único em co-branding com a Marca Senna, criada pelo próprio Ayrton Senna.
A marca deve carimbar no superedifício o conceito de exclusividade e grandiosidade de um recordista. O conceito do Senna Tower é assinado pela artista plástica e antropóloga Lalalli Senna, sobrinha do piloto. O arranha-céu é tratado pela construtora como uma “obra-prima”, unindo arte, engenharia e arquitetura. O projeto é inspirado na trajetória de superação de Ayrton Senna, simbolizando a “Jornada do Herói”, a superação dos limites e a busca pelo ideal.
“Toda grande história começa com uma jornada. Uma jornada de descoberta, crescimento e transformação. O Senna Tower é uma obra de arte de proporções monumentais: um símbolo que nos inspira a buscar superar nossas limitações para expressar o que há de grandioso dentro de nós. A torre tem esta forma arquitetônica justamente para simbolizar essa trajetória heroica de superação em direção aos nossos ideais e a manifestação do nosso potencial profundo”, diz Lalalli Senna.
Projeção mostra o novo gigante em comparação com os atuais recordistas brasileiros, na Barra Sul – Foto: Reprodução
O projeto superlativo demandou cinco anos de análises e estudos, e terá como responsável técnica a engenheira Stephane Domeneghini, que responde pela divisão de supertalls da FG. No total, serão 228 unidades no empreendimento, contando com 18 mansões suspensas de 420 a 563 m², 204 apartamentos de até 400 m², 4 coberturas duplex de 600 m², 2 mega coberturas triplex de 903 m² e 8 elevadores de ultravelocidade. Haverá 6 pavimentos de lazer privados, distribuídos em vários andares do empreendimento, além de Roof Top destinado exclusivamente ao residencial, totalizando mais de 6 mil m² de área de lazer.
“Mais do que avançar em conhecimento, inovação construtiva e tecnologia, estamos estabelecendo um marco global na construção, exigindo uma preparação meticulosa de todas as engrenagens, desde a concepção dos conceitos junto com a Marca Senna, passando pelas soluções técnicas em discussões e viagens ao redor de todo planeta, até o planejamento logístico minucioso para uma execução com excelência da obra. Para isso, estamos envolvendo os maiores nomes da arquitetura e engenharia mundial, garantindo soluções de excelência, numa estrutura com mais de 500 metros de altura, que será o residencial mais alto do mundo”, diz Jean Graciola, cofundador e presidente da FG Empreendimentos.
O Senna Tower já recebeu a aprovação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), a Licença de Implantação Ambiental (LAI) e a aprovação na prefeitura municipal de Balneário Camboriú.
O arranha-céu será o primeiro edifício da América Latina a implementar o Tuned Mass Damper (TMD), um sistema que auxilia na estabilização para reduzir o efeito dos ventos sobre prédios muito alto. O TMD é hoje uma das mais avançadas e refinadas para edifícios altos e esbeltos no mundo.
O empreendimento também será o primeiro residencial supertall do mundo a receber o selo LEED Platinum, sigla para Leadership in Energy and Environmental Design (Liderança em Design Ambiental e de Energia), o maior nível de classificação de construções sustentáveis do mundo.
Liderada pelos empresários Francisco Graciola, cofundador e presidente do conselho consultivo, e Jean Graciola, cofundador e presidente da FG, a construtora tem como marca a superação dos limites da construção civil. Atualmente, assina os maiores empreendimentos do Brasil, com as principais tecnologias construtivas, presentes nos mais importantes arranha-céus no mundo.
Família Graciola com a família Senna – Foto: Genevieve Bernardoni
A FG Empreendimentos integra o Grupo FG Brazil Holding, uma empresa de capital fechado, que administra os negócios da Família Graciola e tem hoje com mais de 60 empresas nos setores da construção civil e incorporação, hotelaria, arquitetura, comunicação, serviços e entretenimento. No projeto do Senna Tower, a FG tem como sócia, no empreendimento, a família Hang, do bilionário Luciano Hang.
Bianca Senna, CEO da Senna Brands, empresa que gerencia as marcas do tricampeão, diz que o superedifício representa uma mudança de paradigma nos empreendimentos imobiliários co-branded por ter como objetivo tornar-se um monumento, um símbolo de superação e inspiração.
“Nossa missão é transformar este projeto em um ícone vivo que motive cada indivíduo a buscar seu verdadeiro potencial. A marca Senna tem em seu DNA a superação e inovação em tudo o que faz, sempre transmitindo uma mensagem de inspiração. A chegada da Marca Senna ao mercado imobiliário materializa o espírito de Ayrton em uma obra-prima arquitetônica, um legado que transcende gerações”. Disse Bianca Senna.
(Fonte: NSC Total)