Maior castelo do mundo levou 132 anos para ser construído e tem 30 milhões de tijolos
18 de dezembro de 2023O castelo de Malbork, na Polônia, data do século 13 e tem o dobro do tamanho do Palácio de Buckingham, na Inglaterra
A construção do castelo começou em 1274 por cavaleiros da Ordem Teutônica – Foto: Wikimedia/Gregy/Creative Commons
O Castelo de Malbork, na Polônia, é considerado o maior castelo do mundo e levou 132 anos para ficar pronto. Ele tem o dobro do gigante Palácio de Buckingham, na Inglaterra, e 30 milhões de tijolos em sua construção.
De estilo gótico, Malbork data do século 13 e se estende por 52 acres. A propriedade engloba três castelos fortificados dentro de dois anéis de muralhas defensivas e várias centenas de casas, celeiros, fossos, escadas, torres e salões, formando quase que um reino próprio.
O imenso castelo tem usou nada menos que 30 milhões de tijolos para ser erguido – Foto: Lech Okonski/Malbork Castle Museum/Creative Commons
O castelo medieval é considerado Patrimônio Mundial da Unesco e sua construção começou em 1274 por cavaleiros da Ordem Teutônica – um importante movimento religioso na Europa Oriental durante o final da Idade Média.
O castelo de Marbork, na Polônia, recebe mais de 300 mil turistas por ano – Foto: Limes.Media/Tim Schnarr/Creative Commons
Ele foi erguido em etapas e serviu como sede da Ordem Teutônica por cerca de 150 anos. Em seu auge, a fortaleza podia armazenar alimentos suficientes para 400 pessoas durante 2 anos e era o lar de 3 mil pessoas.
O imenso castelo gótico data do século 13 e levou 132 anos para ser concluído – Foto: Malbork Castle Museum/Lech Okonski/Creative Commons
Em 1457, o local foi tomado pelo exército polonês durante a Guerra dos Treze Anos, quando o poder militar dos cavaleiros começou a desmoronar. Tornou-se então lar de reis, mas as invasões posteriores fizeram com que entrasse em declínio e acabasse por ser colocado sob proteção do governo em 1800.
Atualmente, o castelo abriga um museu que recebe anualmente mais de 300 mil turistas para visitar o tesouro medieval bem-preservado. O local também possui cerca de 2.000 peças em exposição.
(Fonte: Casa e Jardim)