Home - Política - Luto oficial e Moção de Pesar pela perda do ex-vereador...

Luto oficial e Moção de Pesar pela perda do ex-vereador Júlio Euclides, em São Mateus, ES

21 de junho de 2023

Luto oficial e Moção de Pesar pela perda do ex-vereador Júlio Euclides, em São Mateus, ESFoto: Divulgação/Secom/CMSM

Para familiares e amigos, a morte do ex-vereador Júlio Euclides de Oliveira ainda será sentida por um bom tempo. Num gesto de solidariedade, a Câmara Municipal de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, aprovou por unanimidade um Voto de Pesar (Moção 016/2023), na sessão da noite de segunda-feira (19/06). Antes, ainda na manhã de sábado (17), a Mesa Diretora já havia decretado luto oficial de três dias pela perda do ex-parlamentar, que tinha 81 anos de idade.

O documento assinado pelos vereadores Paulo Fundão (presidente), Ciety Cerqueira (primeira-secretária) e Gilton Gomes (segundo-secretário) registra que Júlio Euclides de Oliveira era natural de Teófilo Otoni (MG), mas escolheu São Mateus para fixar moradia em 1972, ano em que chegou à Cidade como vendedor de discos de vinil.

Torcedor apaixonado do Atlético Mineiro, o ex-vereador era casado com Maria de Fátima Lopes de Oliveira, com quem teve quatro filhos. Júlio Euclides foi vereador na Câmara Municipal de São Mateus por três mandatos consecutivos, no período de 1° de janeiro de 1982 a 31 de dezembro de 1996. Uma de suas marcas era exatamente um icônico jingle que o acompanhou nas eleições em que saiu vitorioso. Nos mandatos de vereador, era visto como um parlamentar sereno, mas empenhado na defesa da autonomia legislativa.

Deixou como legado ações para a construção da Praça Dr. Péricles Ferreira Ramos, no Bairro de Fátima (Ideal), e obras pioneiras na Ilha de Guriri, que começava a abrir as suas portas para o turismo na década de 1980.

Luto oficial e Moção de Pesar pela perda do ex-vereador Júlio Euclides, em São Mateus, ESFoto: Divulgação/Secom/CMSM

Para receber a Moção de Pesar 016/2023, assinada por todos os vereadores, a família de Júlio Euclides de Oliveira foi representada pelo filho Vivaldo Lopes, procurador da Prefeitura de São Mateus, que esteve acompanhado do também procurador Mário Júnior, de Conceição da Barra.

Júlio Euclides faleceu sábado, mesmo dia em que começou o velório no plenário da Câmara Municipal. O sepultamento ocorreu domingo, no cemitério Caminho da Paz.



banner
banner