Lula se reúne com governadores para debater propostas dos estados
27 de janeiro de 2023Petista deve ouvir pedidos para melhorias em infraestrutura, impostos e deve receber cobranças por Reforma Tributária
Lula e os 27 governadores reunidos em Brasília – Foto: Reprodução/Redes Sociais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá com governadores na manhã desta sexta-feira (27) para debater propostas de importância para os estados. O encontro está marcado para às 9h30, no Palácio do Planalto.
A reunião contará com a participação de, ao menos, 23 governadores. Entre eles estará Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Cláudio Castro (RJ) e Eduardo Leite (PSDB).
Entre as principais propostas que serão discutidas estão melhorias em infraestrutura, cobrança de impostos e andamento da Reforma Tributária.
Leite e Ronaldo Caiado (Goiás), por exemplo, querem a retomada da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis. O desconto no imposto foi liberado no ano passado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e impactou na queda do preço dos combustíveis. Lula então decidiu manter o decreto nos dois primeiros meses do ano para encontrar outras soluções que não prejudiquem as contas estaduais.
Já Wilson Lima (Amazonas) e Helder Barbalho (Pará) pedirão que a União destine recurso para a BR-319. Romeu Zema (Minas Gerais) fará cobranças em relação à BR-381 e discutirá as vendas dos metrôs de Belo Horizonte.
Cláudio Castro falará da ferrovia que liga o Porto do Açu a Tubarão, no Espírito Santo, e a TransBaixada, rodovia interligando os municípios da Baixada Fluminense, enquanto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, quer debater a situação do Porto de Santos e a construção de uma linha do metrô na região do ABC Paulista.
Os chefes dos estados ainda devem cobrar o fortalecimento do SUS e investimentos na Farmácia Popular. Governadores do Nordeste também vão cobrar investimentos para a redução da fome na região.
Confira quem comparecerá na reunião
- Eduardo Leite (Rio Grande do Sul)
- Jorginho Mello (Santa Catarina)
- Tarcísio de Freitas (São Paulo)
- Romeu Zema (Minas Gerais)
- Cláudio Castro (Rio de Janeiro)
- Gladson Cameli (Acre)
- Mauro Mendes (Mato Grosso)
- Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul)
- Ronaldo Caiado (Goiás)
- Jerônimo Rodrigues (Bahia)
- Raquel Lyra (Pernambuco)
- Elmano Freitas (Ceará)
- Rafael Fonteles (Piauí)
- Paulo Dantas (Alagoas)
- Carlos Brandão (Maranhão)
- Fábio Mitidieri (Sergipe)
- Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte)
- João Azevêdo (Paraíba)
- Helder Barbalho (Pará)
- Wanderlei Barbosa (Tocantins)
- Antonio Denarium (Roraima)
- Wilson Lima (Amazonas)
- Celina Leão (Brasília)
Quem ainda não confirmou
- Marcos Rocha (Rondônia)
- Clécio Luís (Amapá)
- Renato Casagrande (Espírito Santo)
- Ratinho Jr. (Paraná)
(Fonte: iG)