Linhares está preparada para atender pacientes com caso de coronavírus, diz prefeito
15 de março de 2020Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Guerino Luiz Zanon informou que a cidade está mobilizada para evitar a propagação da doença
Foto: Reprodução
A Secretaria Municipal da Saúde de Linhares e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), do Espírito Santo, confirmaram o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus no município, que fica no Norte do Estado. Com isso, a preocupação agora é que o vírus se espalhe na cidade.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito de Linhares, Guerino Luiz Zanon, informou que a cidade está mobilizada para evitar a propagação da doença.
No comunicado o prefeito ainda reforça que os hospitais do município estão prontos para atender a demanda. “Caros linharenses, nossas equipes de saúde estão mobilizadas e preparadas para orientar a população sobre o novo coronavírus. Nosso Comitê de Enfrentamento à Doença, composto por profissionais da secretaria municipal de Saúde, e funcionários dos hospitais HGL, Rio Doce e Unimed também estão de prontidão. Juntos, vamos vencer mais este desafio da saúde pública”, disse.
O que fazer em caso de suspeita?
A diretora de Vigilância Epidemiológica da secretária municipal de Saúde, Jackelene Ramos, orienta que as pessoas que retornam de viagem internacional em regiões onde há confirmação de transmissão local da doença fiquem alerta ao aparecimento de sintomas respiratórios nos próximos 14 dias após a volta. Se houver febre associada a outro sintoma respiratório, a orientação é procurar um serviço de saúde público ou privado.
“Em caso de suspeita, o paciente deve procurar a sua unidade de saúde mais próxima, na rede municipal de saúde; ou um pronto-atendimento, na rede particular. Os profissionais e serviços de Linhares estão atualizados e preparados para esse atendimento”, orienta.
Casos confirmados
Segundo a última divulgação da Secretaria de Estado de Saúde, o número de pessoas infectadas pelo COVID-19 no Espírito Santo subiu para quatro. Além disso, há 98 casos suspeitos da doença. Dos 156 casos notificados até o momento, 54 foram descartados.
No Brasil, já são 121 pacientes confirmados para a doença. Segundo os dados divulgados na noite de sábado (14), há 1.496 casos suspeitos e 1.413 foram descartados.
Valedoitaunas/Informações Folha Vitória