Legislativo de São Mateus doará R$ 50 mil para ajudar no socorro a animais abandonados, afirma Paulo Fundão
22 de outubro de 2021Paulo Fundão (Centro), vereador e presidente da Câmara Municipal de São Mateus – Foto: Divulgação/CMSM
A Câmara Municipal de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, integrará a parceria firmada entre a Prefeitura de São Mateus e a organização não-governamental Voluntários Independentes pelo Amigo (Vipa) na proteção animal. O apoio foi oficializado nessa quinta-feira (21) em reunião entre o prefeito em exercício, Ailton Caffeu, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Fundão, e dirigentes do Vipa, no Centro Administrativo da Prefeitura, no Bairro Carapina.
Em mensagem publicada na rede social Instagram, após a reunião com os representantes dos poderes Executivo e Legislativo, a presidente da ONG de proteção animal que tem sede em Guriri, Maria da Conceição Gonçalves Felizardo, conhecida como Ceiça, compartilhou confiança na parceria.
“Saímos com boas notícias e com esperança de que o apoio virá através da união do município (Prefeitura) e da Câmara. Na reunião ficou combinado que o Vipa apresentará um plano de trabalho detalhando as necessidades e que será enviado para análise da Prefeitura e aprovação da Câmara. Uma luz de esperança se acende. Todos pela causa animal”, escreveu Ceiça.
Em mensagem nesta sexta-feira (22), o presidente Paulo Fundão reiterou a parceria. “Coloquei-me à disposição para ajudar e a Câmara Municipal contribuirá com R$ 50 mil, transferindo à Prefeitura para ajudar o Vipa”, destaca o vereador.
Nas redes sociais, internautas elogiaram a iniciativa que une Vipa, Prefeitura e Câmara Municipal. Muitos conclamaram ajuda para o socorro a animais abandonados à própria sorte pelas ruas, “machucados, maltratados e com fome”.
Houve quem inclusive lançou preces a Deus e pedido de intercessão também a São Francisco de Assis, considerado protetor dos animais. Entre tantos comentários, muitos parabéns para os voluntários do Vipa, principalmente à presidente Ceiça, por não desanimar diante da crueldade que atinge animais em São Mateus. Há relatos de abandonos recorrentes em bairros mais afastados do Centro, para evitar que os animais retornem à casa dos donos.
Na repercussão da reunião entre a ONG e os chefes dos poderes Executivo e Legislativo de São Mateus foi conclamada ainda a implantação de um centro de controle de zoonoses no município.
Hospital veterinário
Esta semana, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade a Indicação n° 726/2021, que requer a implantação de um hospital veterinário público em São Mateus. A proposta partiu do presidente do Legislativo Municipal, vereador Paulo Fundão, e foi aprovada na sessão da última terça-feira (19).
Valedoitaúnas