Home - Geral - Lançamento do Boletim MulherES fortalece políticas públicas voltadas às mulheres...

Lançamento do Boletim MulherES fortalece políticas públicas voltadas às mulheres do Espírito Santo

31 de outubro de 2025

Lançamento do Boletim MulherES fortalece políticas públicas voltadas às mulheres do Espírito SantoFoto:  Divulgação

O Observatório Mulher ES, em parceria com a Coordenação de Estatística do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), lançou nessa quarta-feira (29), o Boletim MulherES, um novo produto informativo que reúne indicadores estratégicos sobre a realidade das mulheres do Espírito Santo.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer o monitoramento, a análise e a formulação de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade de gênero no Espírito Santo. O boletim é resultado de uma parceria entre o Instituto Jones e a Secretaria Estadual das Mulheres (SESM).

A secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, destacou a importância da iniciativa: “O Boletim Mulheres é um documento essencial, elaborado pelo Instituto Jones e direcionado pela gerência do Observatório Mulheres. Ele nos fornece números e dados que permitem acompanhar e aprimorar as políticas públicas de forma mais assertiva. A cada ano, o boletim orienta nossas ações na Secretaria das Mulheres, garantindo que nossos programas e projetos alcancem resultados concretos com base em pesquisa, ciência e metodologia”.

Para o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, o lançamento reforça o compromisso do Instituto com a produção e disseminação de conhecimento voltado à equidade de gênero e à construção de políticas públicas baseadas em evidências. “O Boletim Mulher ES é mais um instrumento que reafirma o papel do IJSN como referência na geração de dados e análises para apoiar a formulação de políticas públicas. Ao oferecer um panorama detalhado sobre a situação das mulheres capixabas, o boletim contribui diretamente para o fortalecimento das ações voltadas à igualdade e à justiça social”, destacou o diretor.

O Boletim Mulher ES tem como objetivo fortalecer o monitoramento e a formulação de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade de gênero, oferecendo dados e análises que contribuem para compreender os avanços e desafios enfrentados pelas mulheres capixabas em diversas dimensões sociais, econômicas e territoriais.

“O Observatório Mulher ES reúne e disponibiliza, em painéis interativos de Business Intelligence (BI), diversos indicadores relacionados à realidade das mulheres capixabas. Com o Boletim, nossa proposta é apresentar esses dados de forma sintetizada e acessível, em uma publicação anual que facilite o acompanhamento e a formulação de políticas voltadas à promoção da igualdade de gênero", explicou a coordenadora do Observatório Mulher ES, Letícia Furtado.

Além da apresentação do Boletim Mulher ES, durante o evento, realizado no auditório do IJSN, a major Jaqueline Pandolfi abordou as ações de combate à violência contra a mulher, com a Patrulha da Mulher ES, enquanto a subsecretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Fabiana Malheiros, apresentou o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e Prevenção ao Feminicídio e o Atlas das Mulheres, painel interativo que amplia o acesso a informações qualificadas sobre a temática.

Para a major Jaqueline Pandolfi, a utilização dos dados do boletim permitirá um avanço concreto no enfrentamento à violência contra as mulheres.

“Quando apresentamos dados concretos – índices, perfis das ocorrências, horários e locais de maior incidência – conseguimos direcionar nossas ações de forma mais estratégica e assertiva. Penso eu que por isso o lançamento desse boletim representa um avanço no enfrentamento à violência doméstica e na proteção da mulher. Conseguimos alocar recursos, viaturas, estratégias de policiamento e articulação com os órgãos da rede, para garantir a proteção às mulheres de maneira integral”, afirmou.

“O Boletim Mulheres é fundamental porque nos oferece um panorama da situação das mulheres no Espírito Santo. A partir dos dados, conseguimos compreender desigualdades, como a violência e a diferença salarial que afetam principalmente mulheres negras, e pensar políticas públicas mais efetivas. Ele nos ajuda a fortalecer o protagonismo da Secretaria das Mulheres na construção de ações intersetoriais que promovam educação, melhores oportunidades e uma vida sem violência”, pontuou a subsecretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Fabiana Malheiros.

O evento, que integrou a programação comemorativa dos 50 anos do IJSN, também contou com a participação da deputada estadual, Iriny Lopes, da diretora do Instituto Sindimicro e Conselheira da Mulher do Município de Vitória-ES, Lourdes Catarinozi; e da Secretária de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, Renata Fiório.

OBoletim Mulher ES surge como um instrumento fundamental para a construção de políticas públicas mais eficazes, baseadas em evidências e voltadas à diversidade das mulheres capixabas. Ele integra dados de diferentes áreas, como segurança pública, saúde, educação e mercado de trabalho, oferecendo um panorama atualizado e aprofundado sobre os desafios e avanços da agenda de gênero no Espírito Santo. Acesse: https://ijsn.es.gov.br/observatorios/observatorio-mulheres-estudos-e-pesquisas



banner
banner