Junta Comercial do Estado aprova resolução que vai baratear custo de empresas
07 de março de 2020Medida determinada pelo órgão estabelece que jornais online devidamente registrados poderão publicar balanços e editais
Carlis Rafael: Junta Comercial conectada com novos tempos – Foto: Reprodução/TV
Uma medida que deve agilizar e baratear custos de quem tem empresa do Estado. A Junta Comercial do Espírito Santo (Jucees) aprovou resolução que permite publicações legais de empresas em jornais online. E a determinação já está valendo. A partir de agora, balanços e editais, por exemplo, poderão ser publicados em jornais online que sejam registrados. A medida pretende diminuir custos de empresas e agilizar a disponibilização de dados.
“A Junta Comercial do Estado está muito conectada com os novos tempos. Precisamos nos modernizar para acompanhar o mercado e dar mais agilidade a quem tem empresa. O conselho da Jucees, que reúne representantes de todos os setores produtivos do Estado, entendeu que a medida é inevitável com os tempos que vicemos hoje”, disse o presidente da Junta Comercial do Estado, Carlos Rafael.
A publicação de balanços e editais de empresas em jornais online deve seguir algumas normas. O material deve ficar disponível para consulta por, no mínimo, 60 meses. Além disso o veículo deve ter atualização diária e ser registrado em órgãos públicos.
“As pessoas poderão ter acesso às informações de empresas de onde estiverem, pois estará tudo disponível no meio digital. Acabou aquela coisa de ir a uma cidade, procurar em arquivos de papel o balanço ou o edital de uma empresa. Com a resolução, você pode acessar de qualquer lugar. É muito mais ágil, fácil e simples”, disse Rafael.
O anúncio de que os jornais online podem fazer publicações legais é uma forma de tranquilizar anunciantes, que veem o mercado do jornal impresso esgotado e sem perspectivas de futuro. Assim, os veículos online, mais atuais e conectados com a realidade de presente e futuro poderão suprir as necessidades atuais.
“Quando o ambiente é mais aberto, a tendência é que haja mais concorrência e os custos diminuam muito para o empreendedor. Esse é um fator extremamente positivo com a resolução e acreditamos que, além da agilidade, também terá impacto na vida do empreendedor”, disse Rafael.
Hoje o Estado tem 166.749 empresas ativas, entre todas as categorias. As empresas que precisam, necessariamente, fazer publicações legais são as sociedades anônimas (S/A) e as cooperativas. Atualmente, são 1.450 empresas ativas desses segmentos no Espírito Santo.
Valedoitaunas/Informações Folha Vitória