Jovem viraliza ao explicar história do “pique nu” em cidade do ES
06 de novembro de 2023Brincadeira deu fama à cidade de Ibatiba, no Sul do Espírito Santo, e é contada há anos pelos moradores. Entenda essa história
Jovem viraliza ao explicar história do 'pique nu', brincadeira famosa em Ibatiba (ES) – Foto: Reprodução
Reza a lenda que na cidade de Ibatiba, na Região Sul do Espírito Santo, há uma brincadeira diferente e também um tanto quanto "proibidona". Conhecida como a terra dos tropeiros e pela agricultura, representada pelo cultivo do café, o local guarda diversas histórias inusitadas do chamado "pique nu", que também dá fama à cidade. É isso mesmo o que você leu: um jogo que leva ao pé da letra aquilo que o próprio nome já entrega.
Num vídeo publicado nas redes sociais, a jovem comunicadora Tamires Polimata viralizou ao contar um pouco dessa história. No Instagram, ela respondeu a uma pergunta de um seguidor que pediu para explicar a história, que muitos acreditam ser apenas uma "lenda urbana".
Cidade de Ibatiba, às margens da BR-262 – Foto: Divulgação
"Gente eu não aguento. Agora está todo mundo perguntando o que é esse 'pique nu' de Ibatiba, então vou explicar. Ibatiba, a minha cidade no interior do ES, fica ali nas margens da BR-262. Lá, por volta dos anos 2000, a galera jovem se juntou para brincar de pique, só que não era um pique normal. Era um 'pique nu'", começou.
Ela deu mais detalhes sobre como seria essa brincadeira. Segundo moradores, as regras eram "simples". "Eles subiam para o Morro do Lixão, que tem um horto, e todo mundo tirava a roupa. As mulheres se escondiam e os homens iam procurar. E aí quem você encontrava era o famoso 'tchaca tchaca na butchaca'. Eles fizeram esse evento algumas vezes", contou ela rindo.
Porém, apesar do "sucesso" da brincadeira, ela não durou muito. Mas o motivo é ainda mais inusitado.
"O evento acabou assim, boatos dizem que o pai encontrou a própria filha lá, aí saiu correndo e acabou o evento. É isso, não é à toa que Ibatiba é conhecida como a cidade do amor", finalizou ela.
No Espírito Santo, a história já corre há anos, mas na cidade e em municípios vizinhos, moradores contam sobre o "pique nu" como uma espécie de patrimônio (em tons de brincadeira), e muitos, até hoje, ainda não acreditam.
(Fonte: g1 ES)