Jovem permanece acordada enquanto passa por cirurgia cerebral
26 de outubro de 2024Brooke MacFadyen pôde ouvir música e interagir com os médicos, o que ajudou a reduzir a ansiedade
Apesar da operação ter sido intensa, a jovem Brooke relembra o apoio da equipe – Foto: Reprodução/Youtube/STV News
Brooke MacFadyen, uma jovem de 24 anos, passou por uma cirurgia cerebral complexa chamada craniotomia. Durante o procedimento, ela permaneceu acordada e consciente, para que os médicos pudessem monitorar funções essenciais.
Com o Neuromapper, tecnologia da NHS Greater Glasgow & Clyde, a equipe detectou pequenas alterações cerebrais ao remover um tumor próximo à área da fala. Durante a operação de seis horas, Brooke pôde ouvir música e interagir com os médicos, o que ajudou a reduzir a ansiedade.
O sistema utilizado no procedimento monitorou as funções cerebrais da jovem em tempo real, e ajudou os cirurgiões a detectar pequenas mudanças enquanto removiam o tumor, garantindo que áreas importantes não fossem danificadas.
Esse método, que permite intervenções mais seguras e rápida recuperação, teve apoio do neurocirurgião Roddy O’Kane, que explicou ao STV News que a técnica de craniotomia acordada se tornou mais comum devido aos benefícios.
O processo preparatório foi fundamental, com várias sessões em que a neuropsicóloga Sharon Mulhern ensinou técnicas de respiração, fazendo com que a sensação de controle de Brooke fosse maior.
Apesar da operação, que durou cerca de seis horas, ter sido intensa, a jovem Brooke relembra o apoio da equipe e da neuropsicóloga, que a acompanhou em todo o processo.
Ao STV News, Brooke afirmou ter se recuperado rápido e está ansiosa pelo futuro. O objetivo da jovem é falar do câncer cerebral com outras pessoas, além de atuar como professora e realizar seu sonho de explorar o mundo.