Jovem é presa após dar à luz em banheiro de Pronto-Atendimento e jogar bebê dentro de lixeira, no ES
29 de outubro de 2022Mulher disse que não sabia que estava grávida e confessou ter jogado a criança no lixeira. Ela foi autuada em flagrante pelo crime de abandono de incapaz. Bebê está internado em hospital de Vila Velha, na Grande Vitória
Unidade de Pronto Atendimento Zilda Arns, em Riviera da Barra, Vila Velha, ES – Foto: Álvaro Guaresqui
Uma gerente de loja de 23 anos foi presa por abandono de incapaz após dar à luz e jogar o bebê recém-nascido, na lixeira de um banheiro do Pronto-Atendimento (PA) de Riviera da Barra, em Vila Velha, no Espírito Santo, na noite dessa sexta-feira (28). O bebê é uma menina.
A jovem contou a agentes da Guarda Municipal que não sabia que estava grávida. Disse ainda que não sentiu sintomas de gravidez e a barriga não cresceu. Ela procurou a unidade porque estava com sangramento intenso e sentia fortes dores.
Quando sentiu vontade de ir ao banheiro, a criança nasceu e caiu dentro do vaso. Desesperada, ela contou que pegou a menina e colocou na lixeira. Uma enfermeira encontrou o bebê.
Como estava com sangramento, a jovem permaneceu na unidade sob escolta da Guarda Municipal. Funcionários contaram que ela ficou assustada e chorava muito.
A Prefeitura de Vila Velha informou neste sábado (29) que "de imediato foi prestado todo o atendimento necessário no tempo oportuno ao recém-nascido e a Guarda Municipal e o Conselho Tutelar foram acionados imediatamente para acompanhamento do caso".
"A equipe suspeitou de uma mulher ser a mãe do bebê. Ambos foram encaminhados para o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)", informou a nota da Prefeitura.
Himaba, em Vila Velha, ES – Foto: Reprodução/TV Gazeta
Procurado pelo reportagem, o Conselho Tutelar disse que não poder passar mais detalhes sobre o caso, mas informou que a criança, que está internada no setor semi-intensivo do Himaba, está bem de saúde.
Funcionários estimaram que a menina tenha nascido aos 7 meses de gestação.
Não há informações sobre o estado de saúde da mãe. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informou que a direção do Himaba "prestará informações necessárias às autoridades responsáveis pela investigação do caso".
O caso foi registrado na Delegacia Regional do município. A Polícia Civil informou que a jovem foi autuada em flagrante pelo crime de abandono de incapaz e encaminhada ao sistema prisional.
(Fonte: g1 ES)