Home - Geral - Jovem com doença rara consome 20 kg de amido por...

Jovem com doença rara consome 20 kg de amido por mês para sobreviver

24 de outubro de 2022

Patologia pode afetar o fígado e a musculatura devido a uma deficiência na produção de energia no organismo

Jovem com doença rara consome 20 kg de amido por mês para sobreviverLetícia Ramos criou perfil em rede social para tirar dúvidas sobre a doença – Foto: Reprodução/Record TV Minas

Uma musicista de Uberaba, no Triângulo Mineiro, precisa consumir quase 20 kg de amido de milho por mês devido a uma doença genética rara que ela enfrenta. O hábito alimentar rendeu a ela o nome artístico de "Rainha da Maisena".

Letícia Ramos, de 30 anos, tem glicogenose. O médico Caio Robledo Quaio explica que a patologia compromete o funcionamento da musculatura e do fígado, já que o organismo apresenta dificuldades para produzir energia.

"Nós absorvemos a glicose na alimentação. Esse armazenamento acontece no fígado. Quando se tem glicogenose, ocorre uma incapacidade de quebrar o glicogênio para liberar as glicoses para o sangue e manter as funções do organismo. Então nestes indivíduos ocorre a hipoglicemia e o açúcar do organismo cai", explica o especialista.

Neste caso, o amido de milho surge como uma saída para aumentar as taxas de açúcar no organismo. A solução ajuda o fígado a não ficar sobrecarregado. Letícia precisa tomar três colheres do produto diluído em água de três em três horas.

Na infância e na adolescência, ela confessa que tinha vergonha do quadro e se escondia no banheiro da escola para ingerir a solução. Atualmente a jovem superou a barreira e criou um perfil em uma rede social para ajudar outros pacientes com a doença rara, onde ganhou o apelido de rainha. Com vídeos engraçados e explicativos, ela compartilha a rotina e desmistifica questões relacionadas à patologia.

"O que mais me comove são as mães de filhos que têm a doença. Elas me agradecem por ajudar na divulgação de informações que servem até para enfermeiras que não conhecem bem. Tenho a sensação de dever cumprido", diz a musicista.

Valedoitaúnas (R7)



banner
banner