Home - Política - Jacqueline Moraes participa do lançamento do Agosto Lilás na Serra...

Jacqueline Moraes participa do lançamento do Agosto Lilás na Serra (ES)

04 de agosto de 2021

Jacqueline Moraes participa do lançamento do Agosto Lilás na Serra (ES)Foto: Eduardo Meirelles/Vice-governadoria

A vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes, e a delegada Claudia Dematté, chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher participaram, terça-feira (3), da abertura da campanha “Agosto Lilás”, realizada no auditório da Câmara Municipal da Serra. A iniciativa do evento foi do grupo Mulheres Guerreiras da Serra, com o objetivo de conscientizar os moradores do município sobre as várias formas de combate à violência contra a mulher, com ações de mobilização, palestras e rodas de conversa.

“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída com o objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha e sensibilizar e conscientizar a sociedade com alguns serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência.

Participaram também dessa ação, a vice-prefeita de Vitória, capitã Estefane; a secretária Municipal de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Serra, Gracimeri Gaviorno; as vereadoras da Serra Elcimara Loureiro e Raphaela Moraes; e o presidente da Câmara de Vereadores do Município, Rodrigo Caldeira.

No evento, a vice-governadora ressaltou que o enfrentamento à violência contra mulher está entre as mais importantes conquistas em relação à proteção da mulher. “Lutamos muito e hoje é inaceitável alguém cometer violência contra a mulher, simplesmente por ela ser uma mulher. Melhoramos muito, mas ainda temos muita coisa a fazer. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, lançou o SOS Marias, um dispositivo, dentro do aplicativo 190, em que as vítimas podem acionar uma viatura da Polícia Militar sem a necessidade de atendimento pelo call center”, explicou.

Jacqueline Moraes prosseguiu: “os instrumentos que criamos atendem a uma necessidade de mudanças, mas o machismo enraizado precisa ser combatido com orientação e também com punição”.

A titular da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, delegada Claudia Dematté falou sobre o funcionamento do Projeto Homem que é Homem, que alcança, hoje, 17 municípios do Espírito Santo. “É imperativo discutir com o homem autor de violências contra a mulher as questões que envolvem relacionamentos baseados na violência, pois se trata de uma questão de necessidade social, uma vez que comportamentos machistas, sexistas e misóginos ainda integram as concepções de masculinidade. Precisamos desconstruir esses valores”, afirmou.

Já a secretária Municipal de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Serra, Gracimeri Gaviorno, destacou como a campanha chama atenção em tempos de pandemia. “O Agosto Lilás faz-se ainda mais essencial em tempos de pandemia, porque intensifica a divulgação da Lei Maria da Penha e promove maior discussão sobre violência doméstica”, disse.

A presidente do Mulheres Guerreiras da Serra, Camila Andrade, frisou que o movimento tem realizado caminhadas pelo bairro Jardim Carapina com o objetivo de chamar atenção da sociedade para o enfrentamento à violência contra a mulher. E que outras ações parecidas estão programadas.

Valedoitaúnas



banner
banner