Home - Política - Jacqueline Moraes participa de webinário sobre empoderamento de meninas negras...

Jacqueline Moraes participa de webinário sobre empoderamento de meninas negras no ES

07 de maio de 2021

Jacqueline Moraes participa de webinário sobre empoderamento de meninas negras no ESNo encerramento do evento, Jacqueline Moraes destacou a importância do Programa Agenda Mulher – Foto: Leandro Braga/Vice-Governadoria

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, participou na noite dessa quinta-feira (6), do webinário semanal “Fala Capixaba”, realizado em suas redes sociais. O tema abordado foi empoderamento de meninas, por meio do projeto Ativa 027. A iniciativa foi lançada no Estado pelo Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria técnica com o Centro de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds) e o programa Agenda Mulher, da Vice- Governadoria do Estado.

Participaram do encontro a coordenadora do Território Sudeste do Unicef, Luciana Phebo; coordenadora do projeto Ativa 027, Vivian Cunha; e a líder do projeto Ativa 027, no Espírito Santo, Loren de Souza Chagas. O projeto oferece formação a meninas negras, buscando o desenvolvimento de competências técnicas, além de promover o empoderamento feminino, por meio de temas centrais nas atividades de formação. A iniciativa tem a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), e outros parceiros comunitários.

Por mais de uma hora, as convidadas falaram sobre o trabalho que vem sendo realizado e apresentaram as ações de proteção, além de responderem às perguntas da vice-governadora. O evento mostrou a realidade enfrentada por jovens e adolescentes que vivem em áreas de vulnerabilidade social – violência, falta de oportunidades etc.

Jacqueline Moraes participa de webinário sobre empoderamento de meninas negras no ESFoto: Leandro Braga/Vice-Governadoria

Entre os pontos debatidos estiveram a importância de investir no empoderamento de meninas negras, em especial; como a vida dos adolescentes e jovens está sendo afetada pela pandemia; o que é preciso saber sobre saúde mental na adolescência; e a importância de espaços de participação para adolescentes e jovens na sociedade.

Jaqueline Moraes encerrou o evento com considerações acerca do Programa Agenda Mulher, coordenado pela Vice-Governadoria do Estado.  “Em quase todo o mundo, as mulheres são o coração das comunidades. E já está mais do que provado que quando se investe em mulheres, isso retorna em dobro para as famílias, para as comunidades e para toda a sociedade.  Por isso, o Agenda Mulher acredita na ideia de que quanto mais mulheres entrarem para o mercado de trabalho e atuarem sem diferenciação com os homens, mais as economias irão crescer”, afirmou.

Já a coordenadora do Unicef no Sudeste, reforçou a importância de Governo e sociedade olharem para as meninas, que crescem impactadas pelas desigualdades de gênero e de raça. “Nosso objetivo é fortalecer habilidades e propor ideias de mudança nos territórios mais vulneráveis, empoderando meninas e mulheres na busca por mudanças”, frisou Luciana Phebo.

Ativa 027

O Ativa 027 é um projeto para adolescentes, com ênfase no empoderamento de meninas, saúde mental e nutrição e debate nos temas: equidade e diversidade de gênero, identidade étnica e racial, saúde mental em tempos de pandemia, amamentação e alimentação saudável na primeira infância. Para participar do projeto no Espirito Santo, acesse as redes sociais do Cieds (@CIEDS e @ciedsbrasil).

Valedoitaúnas



banner
banner