Home - Geral - Isso é o que acontece com seu corpo quando você...

Isso é o que acontece com seu corpo quando você come dois ovos por dia

06 de julho de 2020

Isso é o que acontece com seu corpo quando você come dois ovos por diaFoto/Reprodução

Existe um equívoco frequente de que comer ovos seja perigoso. Mas isso é absolutamente falso – os ovos são, pelo contrário, justamente sem riscos e saudáveis. Os ovos são uma boa fonte de proteína e contêm vitaminas A, D, E, B12, riboflavina e ácido fólico e minerais como iodo, ferro, cálcio, zinco e selênio.

E a maioria das pessoas pode comer vários ovos por dia sem afetar o seu nível de colesterol. Ao fim da matéria uma especialista dá mais detalhes a respeito da quantidade ideal de acordo com seu perfil. Os ovos são provavelmente a maneira mais simples, mais fácil e mais barata de aumentar a ingestão de proteínas. Um ovo cozido contém apenas 85 calorias, assim como sete gramas de proteína. Mas esse não é o único benefício deste ingrediente.

Você alguma vez já se perguntou quantos ovos você pode comer por dia? Ou, o que aconteceria se você comesse três ovos todos os dias? Veja abaixo o que acontece com seu corpo quando você começa a comer mais ovos:

Melhora a sua memória

As gemas dos ovos contêm o aminoácido colina, que influencia os sinais nervosos que nos ajudam a memorizar as coisas – onde nós deixamos nossas chaves dos carros ou nossos telefones, por exemplo. Os estudos revelam que adicionar colina à sua dieta melhora sua memória e capacidade de responder a estímulos.

Melhora a sua visão

Os estudos revelam que os ovos são ricos em luteína. Esta vitamina mantém sua visão nítida e clara. A luteína também está nos olhos. Ela protege a retina dos danos causados pelo sol e reduz o risco de catarata.

Fortalece ossos e dentes

Os ovos são ricos em vitamina D. Consumir ovos também ajuda o corpo a absorver cálcio. Isso fortalece os ossos e previne a osteoporose.

Protege a pele, o cabelo e o fígado

A falta de ácido fólico é comum em mulheres que não ingerem suficiente ácido fólico, uma forma de vitamina B. Ainda bem que os ovos são uma boa fonte desta vitamina.

Reduz o risco de doença cardiovascular

Uma equipe de pesquisa canadense encontrou uma relação entre alimentos que contêm ovos e uma redução de risco com relação a doenças cardiovasculares e ao câncer. O segredo é que as gemas dos ovos contêm dois antioxidantes importantes: triptofano e tirosina.

Ajuda a perder peso

Pesquisadores americanos chegaram à conclusão de que, a combinação de uma dieta com baixas calorias com ovos no café da manhã, ajuda duas vezes mais as pessoas a perderem peso.

Retarda o envelhecimento

Os ovos contêm aminoácidos que criam e renovam células. À medida que envelhecemos, nossa necessidade de vitamina D aumenta. A quantidade recomendada para pessoas com mais de 60 anos, é de 10 microgramas. Um ovo contém cerca de 0,7 microgramas de vitamina D.

Fortalece seu sistema imunológico

Você quer continuar saudável? Então coma ovos! Vários estudos demonstram que o consumo de 2 ovos por dia pode protegê-lo contra infecções, doenças e vírus.

Um ovo contém 22 por cento da quantidade diária recomendada de selênio. Isso melhora seu sistema imunológico.

Aumenta a chance de uma gravidez

A vitamina E, que está naturalmente presente nos ovos, melhora a qualidade do esperma nos homens, e uma vez que a mulher está grávida, a vitamina E pode ser encontrada nos fluidos que cercam o embrião.

Qual é a quantidade limite de ovos por dia?

Segundo a também autora do livro “Guerra ao Açúcar”, uma pessoa saudável, com valores de colesterol dentro do recomendado, que segue hábitos de vida saudáveis e pratica exercício físico pode comer um ovo por dia, o que equivale também a uma gema por dia.

“Uma pessoa com hipercolesterolémia (colesterol elevado) deve limitar o consumo de ovos a dois a três por semana”, diz à NiT a especialista.

Em casos de excesso de peso, deve optar-se por comer mais claras do que a gema. Porquê? A clara constitui 60 por cento do peso do ovo, é rica em água (90 por cento) e proteína (principalmente albumina) e é duas vezes menos calórica que a gema. Para sermos mais precisos, 100 gramas de claras correspondem a 47 calorias. No caso da gema, significam 342 calorias.

Para os seguidores da alimentação vegetariana, o consumo de ovos é ótimo para fornecer proteínas de boa qualidade ao organismo. De acordo com Sônia Marcelo, essas pessoas podem ingerir cinco a seis ovos por semana.

Valedoitaúnas



banner
banner