Home - Política - Isolados nos estados, maioria dos governadores convocados busca apoio de...

Isolados nos estados, maioria dos governadores convocados busca apoio de Bolsonaro em 2022

28 de maio de 2021

Políticos vão ao STF para evitar depor no Senado;Pedido alegará que convocações são inconstitucionais

Isolados nos estados, maioria dos governadores convocados busca apoio de Bolsonaro em 2022Wellington Dias (PI), Carlos Moisés (SC) e Marcos José (RO) – Foto: Agência O Globo

Enfrentando possíveis cenários de isolamento político em seus estados, a maioria dos nove governadores convocados à CPI da Covid têm buscado apoio do presidente Jair Bolsonaro para as eleições de 2022. Apesar do alinhamento a Bolsonaro, que defendeu investigações contra governantes locais, a expectativa é que ao menos seis desses governadores assinem uma ação coletiva no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender os depoimentos, conforme revelou a colunista do GLOBO, Bela Megale. A previsão é que os depoimentos ocorram a partir da última semana de junho.

Cinco dos governadores convocados – Carlos Moisés (Santa Catarina), Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Wilson Lima (Amazonas), Marcos Rocha (Rondônia) e Antonio Denarium (Roraima) – se elegeram em 2018 como novatos na política, impulsionados pela onda bolsonarista. Além deles, os governadores do Tocantins, Mauro Carlesse, e do Amapá, Waldez Góes, que não podem concorrer à recondução, procuram manter boa relação com o Planalto para encaminhar suas sucessões.

Valedoitaúnas/Informações O Globo



banner
banner