Inundações na Índia e Nepal deixam quase 4 milhões desabrigados
20 de julho de 2020No nordeste da Índia, o transbordamento do rio Brahmaputra danificou plantações e provocou deslizamentos de terra, afetando milhões de pessoas. Segundo as autoridades, mais de 70 pessoas já morreram no estado de Assam
Em um barco, guarda florestal indiano leva pela água a carcaça de um bezerro de búfalo selvagem em meio a inundação do santuário de vida selvagem em Pobitora, em Assam, na Índia, em 16 de julho. Inundações deixaram milhares de desabrigados – Foto: Anupam Nath/AP
Quase quatro milhões de pessoas no estado de Assam, no nordeste da Índia, e no país vizinho Nepal ficaram desabrigadas por fortes inundações devido às chuvas de monções, que deixaram dezenas de desaparecidos e mataram ao menos 189, segundo autoridades dos governos informaram no domingo (19).
Mais de 2,75 milhões de pessoas em Assam já ficaram desabrigadas por três ondas de inundações, que acontecem desde o final de maio na região. Depois que mais duas mortes foram registradas durante a noite, o total de mortos chegou a 79 no estado, de acordo com uma autoridade do governo de Assam.
O transbordamento do rio Brahmaputra, que atravessa o Tibete, a Índia e Bangladesh, danificou as plantações e provocou deslizamentos de terra, afetando milhões de pessoas, disseram autoridades.
Indianos se abrigam em barcos ao longo das casas submersas pelo transbordamento do rio Brahmaputra, em Assam, no dia 16 de julho. Milhares estão desabrigados pelas inundações na região – Foto: Anupam Nath/AP
"A situação das enchentes permanece crítica, com a maioria dos rios fluindo ameaçadoramente acima da faixa de perigo", disse à Reuters o ministro dos recursos hídricos de Assam, Keshab Mahanta.
O estado de Assam está enfrentando o duplo desafio de combater inundações e a pandemia de coronavírus.
Dos 33 distritos, 25 permaneceram afetados após a onda de inundações mais recente, que começou 15 dias atrás.
Moradores de uma vila inundada se refugiam em banco de areia no rio Brahmaputra, em 14 de julho. O governo de Assam informou neste domingo (19) que mais de 70 pessoas já morreram na região – Foto: Anupam Nath/AP
São cerca de 1,1 milhão de casos positivos e mais de 26 mil mortos de Covid-19 na Índia, de acordo com dados do governo indiano no domingo (19).
Situação no Nepal
Ponte danificada por chuvas no Nepal, em 11 de julho de 2020 – Foto: Santosh Gautam/Reuters
No Nepal, no domingo (19), o governo pediu aos moradores das planícies do sul que se mantenham alertas, já que as fortes chuvas de monção devem atingir a nação do Himalaia.
Cerca de 110 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas com deslizamentos de terra e inundações que varreram casas, destruíram estradas e pontes e deslocaram centenas de pessoas desde junho.
Valedoitaúnas/Informações G1