Intenção de Consumo das Famílias está em alta e aponta para expectativas positivas nas vendas de fim de ano do comércio do ES
14 de novembro de 2025Indicador se manteve estável em outubro, mas com sinais de melhora entre os consumidores com renda familiar de até 10 salários mínimos, ou seja, R$ 15.180
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A confiança das famílias capixabas na economia tem demonstrado sinais positivos para as compras de fim de ano no Espírito Santo. O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Espírito Santo manteve-se estável, com leve alta de 0,1% em relação a setembro, chegando a 104,6 pontos, sendo um resultado acima da média nacional (101,2 pontos). Ele indica que os capixabas têm retomado o otimismo, especialmente as famílias de menor renda, com até 10 salários mínimos mensais (R$ 15.180), que apresentaram o maior avanço na disposição para consumir.
As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados do ICF, disponibilizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Segundo André Spalenza, coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES, o desempenho de outubro mostra que o consumo no estado tem ganhado força de forma gradual. “As famílias capixabas demonstram maior segurança financeira e confiança nas compras. A melhora entre os grupos de menor renda é um sinal positivo, especialmente com a aproximação de datas importantes para o comércio, como a Black Friday e o Natal”, explicou Spalenza.
Entre os componentes do ICF, o destaque ficou por conta do indicador “Momento para duráveis”, que cresceu 2,9% em relação a setembro. O aumento mostra que mais consumidores veem o período como favorável à compra de bens de maior valor, como eletrodomésticos e eletrônicos, um movimento típico de fim de ano.
Outro ponto de destaque foi a “Perspectiva de consumo”, que subiu 1,14% entre as famílias com renda de até 10 salários mínimos, alcançando 120,7 pontos. O resultado indica que esse grupo deve consumir mais no último trimestre de 2025 do que no mesmo período de 2024, o que pode impulsionar as vendas no varejo.
“O Espírito Santo se mantém em um patamar de satisfação no consumo, com uma percepção positiva do emprego atual. Ainda há cautela, mas o ambiente é mais favorável para o comércio nos próximos meses”, completou Spalenza.
O 3º vice-presidente da Fecomércio-ES, José Carlos Bergamin, avalia que o comércio capixaba deve manter um bom desempenho até o fim do ano, mas com ritmo mais moderado de crescimento.
“Os consumidores continuam comprando, mas com mais cautela. A confiança no futuro existe, porém vem acompanhada de uma avaliação mais cuidadosa dos gastos. A empregabilidade segue em bom nível e os salários mostram recuperação, o que mantém o comércio em movimento”, afirmou Bergamin.
De acordo com Bergamin, o equilíbrio entre renda e custo de vida tem sustentado o varejo capixaba. “O comércio mostra resiliência e capacidade de adaptação, mesmo em um cenário econômico que exige gestão mais prudente e foco na eficiência”, completou.