Iniciado trabalho de concretagem do piso da Ciclovia da Vida, no sentido Vila Velha, ES
09 de dezembro de 2021Casagrande visitou as obras de concretagem do piso da Ciclovia da Vida, no sentido Vila Velha – Foto: Hélio Filho/Secom
Com quatro frentes de trabalho simultâneas, teve início nesta quinta-feira (9), a concretagem da ciclovia nas obras de ampliação da Terceira Ponte e da construção da Ciclovia da Vida, no trecho Vila Velha x Vitória. As intervenções no sentido contrário haviam sido iniciadas em novembro.
O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve no local para acompanhar o início dessa nova fase das obras. “A concretagem é um sucesso e a obra está se desenvolvendo bem. Conseguimos com o 38º Batalhão de Infantaria do Exército um local para montar o canteiro de obras e a Prefeitura de Vila Velha nos autorizou a fechar uma rua para acelerar a obra. A previsão de término é em maio de 2023”, explicou.
Casagrande prosseguiu: “O concreto que está sendo colocado está ficando muito bom. Essa obra será uma referência na engenharia e também um marco para o turismo do Espírito Santo, ajudando ainda a preservar muitas vidas".
O projeto da Ciclovia da Vida está sendo executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). O Consórcio Ferreira Guedes Metalvix é responsável pelas obras, contratadas pelo valor de R$ 127 milhões.
“As obras estão avançando de maneira muito boa. Isso é fruto de um forte trabalho de planejamento, tanto do Estado, como das empresas envolvidas neste projeto, que possuem um corpo técnico muito qualificado e preparado para lidar com um desafio como este”, ressaltou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
Essa é uma das obras prioritárias do Governo do Estado na área da mobilidade. O serviço contempla a ampliação da capacidade de fluxo de veículos; implantação de ciclovia e barreira de proteção ao suicídio.
O anteprojeto da Ciclovia da Vida propõe uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e, ao mesmo tempo, fazendo a barreira de proteção ao suicídio. Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido.
A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo, nos últimos anos. Outra reivindicação antiga era a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.
Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade antiescalada será substituída por vidro. As pistas da ciclovia serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha.
Ampliação da capacidade
Além da ciclovia, a Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Assim, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno 40%. Hoje, a ponte tem quatro pistas, sendo duas para cada sentido.
Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.
Números da obra
Extensão total da Terceira Ponte: 3.339 metros
Largura atual do tabuleiro da Terceira Ponte: 18,3 metros
Largura do tabuleiro da Terceira Ponte após as intervenções: 19,5 metros
Largura do tabuleiro da Terceira Ponte + Ciclovia da Vida: 25,5 metros
Quantidade de faixas de rolamento atualmente: 4
Quantidade de faixas de rolamento após as intervenções: 6
Número aproximado de funcionários no pico da obra: 240
Quantidade de aço da estrutura metálica: 3.000 toneladas
Valor do investimento: R$ 127 milhões
Prazo de execução: maio de 2023
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