Home - Geral - InfoGripe alerta para alta de síndromes respiratórias graves no Brasil...

InfoGripe alerta para alta de síndromes respiratórias graves no Brasil

15 de março de 2025

Casos de síndromes respiratórias graves crescem e atingem Pará, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Sergipe

InfoGripe alerta para alta de síndromes respiratórias graves no BrasilFoto: Getty Images/Reprodução/Metrópoles

Os casos de síndromes respiratórias graves (Srag) continuam aumentando no país. O boletim InfoGripe, da Fiocruz, divulgado nesta última quinta-feira (13), revelou que os principais afetados são crianças e adolescentes. A maior incidência foi registrada entre 2 e 8 de março, e os locais com maior número de casos são Pará, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Sergipe.

As síndromes respiratórias se manifestam de maneira diferente, conforme a idade da pessoa. Crianças de até 2 anos são mais atingidas pelo vírus sincicial respiratório (VSR), já na faixa etária de 2 a 14 anos, o rinovírus é o principal causador do quadro.

InfoGripe alerta para alta de síndromes respiratórias graves no BrasilVolta às aulas pode ter sido um dos fatores para o aumento de casos de síndrome respiratórias graves no Brasil Foto: Getty Images/Reprodução/Metrópoles

Entre os idosos, a Covid-19 continua sendo uma das principais causadoras de Srags. Em Mato Grosso e Tocantins, há uma incidência moderada de casos, com tendência de aumento para o segundo. Nos estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, embora haja um aumento de ocorrências, o crescimento permanece mais discreto.

A nota ainda aponta que 10 estados brasileiros têm incidência de síndrome respiratória grave em níveis de alerta, de risco ou alto risco, com possibilidade de crescer a longo prazo. Capitais brasileiras como Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Macapá, Palmas, Porto Velho e Rio Branco também registram aumento nos casos.

(Fonte: Metrópoles)



banner
banner