Infiltração marítima traz chuva para o ES; entenda o fenômeno
17 de julho de 2024Segundo o Climatempo, no fenômeno, o ar fresco e úmido do oceano se move para o interior, substituindo o ar quente e seco da terra
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
O tempo vai se manter instável em áreas da costa brasileira, incluindo no Espírito Santo. Segundo o Climatempo, um dos principais fatores para a instabilidade será a forte infiltração marítima, que pode gerar chuva nos próximos dias.
A chamada de infiltração marítima ou brisa marítima é o fenômeno no qual o ar fresco e úmido do oceano se move para o interior, substituindo o ar quente e seco da terra.
"Esse processo é crucial para a formação de chuvas no litoral, pois traz umidade e provoca o resfriamento e a condensação do ar terrestre, resultando em precipitação", informa o Climatempo.
Qual a previsão para os próximos dias?
Nesta quinta-feira (18), a circulação da infiltração volta a intensificar em toda a costa brasileira. No Espírito Santo, a previsão é de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer.
Na sexta-feira (19), o Climatempo também destaca que na faixa centro-norte, entre o litoral do Espírito Santo e o Rio Grande do Norte, a previsão é de novas pancadas de chuva.
(Fonte: Folha Vitória)