Imagens divulgadas pela Funai mostram indígenas isolados no interior de Rondônia
14 de janeiro de 2025Os registros dos indígenas isolados foram feitos por uma câmera instalada em uma das trilhas durante expedições em 2024
Foto: CGIIRC/Funai
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) divulgou na quarta-feira (8) imagens inéditas, capturadas em expedições de monitoramento em 2024, de povos isolados na Terra Indígena (TI) Massaco, localizada entre Alta Floresta do Oeste (RO) e São Francisco do Guaporé (RO).
A Diretoria de Proteção Territorial (DPT) da Funai conseguiu executar o trabalho por meio das Coordenações das Frentes de Proteção Etnoambiental (CFPEs) Madeirinha-Juruena e Guaporé.
A TI Massaco foi demarcada e regularizada pelo decreto de 11 de dezembro de 1998, com área de 421.895 hectares, sendo 97,5% das terras sobrepostas à Reserva Biológica do Guaporé (Rebio Guaporé). A ocupação do território é exclusiva para povos indígenas isolados.
O grupo de nove indígenas, do sexo masculino, com idades estimadas entre 20 e 40 anos, foi fotografado em fevereiro de 2024 por uma câmera instalada em uma das trilhas. As imagens foram fundamentais para a documentação de características físicas e comportamento.
Foto: CGIIRC/Funai
Segundo o coordenador da FPE Guaporé e líder da expedição, Altair Algayer, as informações mostram não só a presença dos isolados, mas trazem dados da forma como vivem e se desenvolvem. A aproximação também foi observada como uma necessidade dos indígenas expandirem sua área de ocupação em busca de recursos para sua sobrevivência.
“Nota-se que foi uma aproximação planejada e organizada, com um grupo de pessoas, somente homens, a maioria jovens, preparados com inúmeros estrepes confeccionados que foram colocados nos locais de presença do não indígena e na própria trilha por onde chegaram e retornaram, caso alguém os seguisse”, detalhou o sertanista da FPE Guaporé.
(Fonte: Metrópoles)