Home - Geral - Igreja Assembleia de Deus, de Sooretama no ES, promoverá palestra...

Igreja Assembleia de Deus, de Sooretama no ES, promoverá palestra sobre “Novembro Azul” no próximo dia 25

14 de novembro de 2023

Igreja Assembleia de Deus, de Sooretama no ES, promoverá palestra sobre “Novembro Azul” no próximo dia 25Foto: Divulgação

O ‘Ministério Semeai’, do Templo central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Ministério Sooretama – Cadeeso, no Norte do Espírito Santo, promoverá no dia no próximo dia 25 (sábado), às 19h, na Congregação localizada no Bairro Parque São Jorge, em Sooretama, uma palestra de conscientização sobre “Novembro Azul”, mês mundial de combate ao câncer de próstata na população masculina com toda  a com toda a União Masculina das Assembleias de Deus de Sooretama (UMADESO).

Igreja Assembleia de Deus, de Sooretama no ES, promoverá palestra sobre “Novembro Azul” no próximo dia 25Jhonata Lopes e Edilson Santos Foto: Divulgação

O evento organizado pelos líderes do Ministério Semeai, Jhonata Lopes Dias Novaes (presidente) e Edilson Santos Monteiro (vice-presidente), terá como palestrante o médico Dr. Joaquim Lima, de São Mateus.

A Igreja Assembleia de Deus – Cadeeso, de Sooretama, é presidida pelo Pastor Jean Carlos Pereira Ferreira e a esposa, a Pastora Jaqueline Viana Lopes Ferreira.

Igreja Assembleia de Deus, de Sooretama no ES, promoverá palestra sobre “Novembro Azul” no próximo dia 25Pastor Jean Carlos e a esposa, a Pastora Jaqueline Viana – Foto: Divulgação

O movimento “Novembro Azul” teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

No Brasil, a campanha “Novembro Azul” alerta para a prevenção do câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma, com uma morte a cada 38 minutos.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima uma incidência de cerca de 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025.

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir dos 60 anos de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.

Diagnóstico do câncer de próstata

Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. Destaca-se que esses exames são recomendados para a investigação, mediante suspeita de câncer de próstata.

Como se proteger do câncer de próstata?

Igreja Assembleia de Deus, de Sooretama no ES, promoverá palestra sobre “Novembro Azul” no próximo dia 25Dr. Joaquim Lima – Foto: Divulgação

Dr. Joaquim Lima recomenda a manutenção do peso corporal adequado, de modo a diminuir o risco de câncer de próstata avançado. No entanto, destaca a importância de adotar hábitos saudáveis, como: fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar, para evitar o risco de doenças crônicas, dentre elas, o câncer.

“Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica e, caso haja alguma alteração suspeita, seguir para a confirmação diagnóstica com exame histopatológico”, orientou o Dr. Joaquim Lima.



banner
banner